27 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Justiça

TJ-AL lança nova plataforma para advogados

Apresentação da nova versão do e-SAJ aconteceu na sede da OAB/AL e estará disponível a partir de segunda

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a empresa Softplan lançaram, na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), a nova versão do Sistema de Automação da Justiça (e-SAJ). A nova plataforma deve otimizar o trabalho dos advogados e agilizar o andamento dos processos.

Foto: Caio Loureiro

O novo e-SAJ deve estar disponível para parte dos profissionais de Alagoas a partir de segunda-feira (18), começando pela Câmara Criminal e posteriormente estender para as demais áreas. A previsão é de que até o final de março, 100% dos advogados já estejam utilizando o e-SAJ.

Segundo o presidente Tutmés Airan de Albuquerque Melo, a atualização do portal vai facilitar a vida dos profissionais, além de ajudar pequenos escritórios e jovens advogados. “A ideia é facilitar o trabalho do advogado e fazendo isso, nós estamos facilitando o acesso do povo à Justiça, porque ele se dá pelas mãos do advogado. A nova plataforma vai trazer velocidade e conforto”, explicou.

A nova versão da plataforma está mais intuitiva, com uma interface limpa, que facilita a navegação, o peticionamento e a consulta. Uma das novidades é o “Painel do Advogado”, uma espécie de agenda que deve otimizar o trabalho dos profissionais de Alagoas.

Para o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, o sistema é fruto de um diálogo fundamental entre os profissionais da advocacia e o TJAL, e que Ministério Público e Defensoria também podem dialogar para contribuir com uma melhor prestação jurisdicional.

A ferramenta prioriza as informações mais relevantes e organiza os processos em um único lugar. O painel também tem um sistema de lembretes para os advogados saberem a data de audiências, destacando e colocando em cima os prazos mais curtos.

De acordo com o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, coordenador do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAL, a atualização da ferramenta é fruto das reivindicações dos advogados e demonstra que o Tribunal de Justiça tem preocupação com o seu usuário externo.

Responsividade

Outra novidade do e-SAJ é a responsividade, recurso que permite o acompanhamento processual através de computador, tablet ou celular. Segundo o gerente de produto da Softplan, Rafael Stabile, esta é uma mudança necessária, já que a maioria das pessoas utilizam os celulares para a prestação de serviços de qualquer lugar a qualquer momento.

Ainda segundo Rafael Stabile, o Painel do Advogado tem as principais informações que o advogado precisa para o trabalho do dia a dia. “Quais são suas audiências, seus prazos a serem trabalhados, os processos que estão ali pendentes de atuação. Uma facilidade com seus assessores e assistentes para que assinem e peticionem mais rápido. Toda essa integração foi pensada com eles”, explicou.