14 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas se destaca nos debates sobre a economia digital no G20

Evento encerrado nesta sexta-feira reuniu em Maceió mais de 40 delegações internacionais

Cerca de 40 delegações internacionais passaram pela capital alagoana durante as reuniões ministeriais do G20, encerradas nesta sexta-feira, 13.

O evento que foi iniciado em 9 de setembro tratou da economia digital em grupo de trabalho que debateu o desenvolvimento sustentável, inteligência artificial e seus impactos na sociedade.

Coube ao Ministro de Estado das Comunicações e líder do Grupo de Trabalho de Economia Digital, Juscelino Filho, abrir o evento. Ele destacou a missão do governo brasileiro de construir entendimentos e consenso em torno de temas relevantes que hoje impactam diretamente no dia a dia das pessoas.

Alagoas foi destaque no G20

A pauta sobre o papel social da Inteligência Artificial é relevante em Alagoas, que se tornou o primeiro estado do Brasil a pautar a regulamentação do uso de IA por parte do Poder Público. O Secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, representando o governador Paulo Dantas, reforçou o empenho do Governo do Estado nos investimentos de CT&I, principalmente sobre inclusão digital.

“Aqui em Alagoas vocês encontram um solo muito fértil para essa discussão. Ciência, tecnologia e inovação são temas centrais do nosso Governo. O governador Paulo Dantas vem fazendo investimentos recordes na política de CTI e também na transformação digital. Num ciclo de quatro anos, nos aproximamos de um investimento de 1 bilhão de reais em política de CTI e transformação digital”, destacou Silvio.

“Devemos chegar num documento conciso em que essas tecnologias sejam instrumentos não de aumento de assimetrias e de distanciamento da sociedade, mas de ferramentas de desenvolvimento sustentável, justiça social e de promoção da redução das assimetrias aqui em Alagoas,” frisou.

Na mesa, também foi abordada a conectividade e a importância da segurança da internet como garantia do estudo e pesquisa de qualidade e o combate à desinformação. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, frisou a importância da garantia dos direitos individuais na internet.

“Nós precisamos garantir regulamentações que protegem o indivíduo das ameaças que a desinformação causa aos cidadãos e à própria democracia. A Inteligência Artificial vai impactar enormemente nas relações de produção de serviços, e nós precisamos ter domínio tecnológico. E essa construção é o que nos mostra o G20”, destacou a ministra.

O que é

O G20 é um fórum global que reúne as 20 maiores economias do mundo, com base no Produto Interno Bruto (PIB). O grupo aborda temas importantes para a economia mundial, como o crescimento econômico, desenvolvimento, comércio internacional e regulamentação financeira.

O evento contou com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), que reuniu ministros e representantes de 40 países.