A 74ª Expoagro Alagoas teve início na noite desta sexta-feira (25) no Parque da Pecuária, em Maceió. A exposição agropecuária é realizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e recebe apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). O secretário de Governo Vitor Pereira representou o governador Paulo Dantas na abertura oficial do evento, ao lado da secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
A expectativa da organização é de que este ano mais de 60 mil pessoas passem pelo parque de exposições, até o dia 03 de novembro quando o evento será finalizado. A ACA espera também maior movimentação em negócios, com expectativa de faturamento de R$ 25 milhões com a realização de dez leilões de animais, e a receita total do evento ultrapassar os R$ 50 milhões.
O secretário de Governo, Vitor Pereira, destacou que a parceria entre o setor público e a iniciativa privada deve ser forte e clara. Ele explicou que, quando o setor agropecuário investe, gera emprego no campo e nas cidades, sendo possível que o Governo de Alagoas replique os investimentos com infraestrutura em hospitais, com duplicação de estradas, com programas sociais e outras estratégias de crescimento social e econômico.
“O governador Paulo Dantas está à disposição para o que o setor precisar, para superar todos os obstáculos. A Expoagro representa o que Alagoas representa para todo o Nordeste: o maior crescimento econômico. A nossa exposição hoje é, proporcionalmente, a maior da região, assim como a nossa economia cresce acima da média do Nordeste. O agronegócio e o turismo são setores estratégicos para a economia e precisamos ter políticas estratégicas, encontrando soluções e implementando políticas públicas para que a gente tenha um ambiente de crescimento, junto com o combate à desigualdade social”, explicou Vitor Pereira.
A parceria entre o poder público estadual e o setor produtivo agropecuário se consolidou ainda mais com a conquista do status sanitário do estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação, em maio deste ano. A secretária Aline Rodrigues ressaltou que o governador Paulo Dantas foi pioneiro no processo de antecipação do cumprimento das metas do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), dando todo o suporte necessário para o setor, fazendo com que Alagoas avançasse para a zona livre, junto com outros estados da federação.
“Foi uma união de esforços de todos e o governador Paulo Dantas foi o grande capitão para que Alagoas conquistasse o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A Adeal, a Seagri, o setor produtivo, o legislativo e os prefeitos alagoanos participaram deste processo. Na Expoagro, estamos coroando, de fato, a vitória que nós tivemos. A gente pode comercializar nossa carne sem bloqueio de barreiras e, principalmente, valorizar os nossos produtos e movimentar o comércio local”, afirmou Aline Rodrigues.
O presidente da ACA, Domício Silva, também ressaltou a importância da conquista do status sanitário para a realização da 74ª edição da exposição agropecuária, que abriu portas para que Alagoas recebesse criadores reconhecidos nacionalmente e também caravanas internacionais durante a Expoagro.
“A parceria com o Governo do Estado é fundamental e este ano de forma particular. A gente tinha uma ameaça de fechar as barreiras e com o avanço de Alagoas para zona livre, a gente se igualou a outros estados e pudemos trazer exposições nacionais e nordestinas e também receber criadores e leilões do Sudeste e do Centro Oeste, que estão aqui participando conosco, além de trazer caravanas internacionais para conhecer nosso material genético”, afirmou Domício Silva.
A 74ª Expoagro Alagoas vai até o dia 03 de novembro, com programação para todas as famílias, com exposição de animais, leilões, julgamento de raças bovinas, equinas e ovinas, comercialização de produtos country, maquinários, artesanato e produtos agrícola, além de espaço kids com a Expoagrinho.
Estande da Seagri
O estande da Seagri funcionará das 16h às 22h, no Parque da Pecuária, apresentando para os produtores rurais alagoanos e o público em geral as ações estratégicas desenvolvidas com os programas Planta Alagoas, Programa de Cisternas, Programa de Distribuição de Alevinos, o Irriga Alagoas, PAA Leite e Leite do Coração, entre outras ações que fazem parte do pacote de políticas públicas que contribuem para o fortalecimento da produção no campo. Também estão disponíveis produtos das cooperativas da agricultura familiar alagoana, com a loja Alagoas Mais Cooperativa.