21 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Blog

A imagem grita na destruição da história, sonhos e valores no Pinheiro

A retroescavadeira da Braskem choca moradores do Jardim das Acácias ao criar seu cenário de guerra

A máquina cria o cenário de guerra e destrói sonhos e vidas no Pinheiro. Foto: Aílton Cruz

A imagem da retroescavadeira no bairro do Pinheiro, em Maceió, é forte e fala por si.

É a materialização da destruição de conquistas, sonhos e da história de uma gente que amava sua casa, seu bairro, sua rua.

A imagem do repórter fotográfico Aílton Cruz fez chorar muita gente boa e indignada com a situação vivida hoje por centenas de famílias do Pinheiro, do Bebedouro, Mutange e áreas do entorno, vitimas do descaso, do desrespeito e do capital representado pela  mineração desmedida da Braskem.

Intrépida, a máquina importada avança contra o bloco 10 do Jardim das Acácias, colocando um fim não apenas nas moradias, mas, sobretudo, afrontando as memórias de quem nasceu, viveu e se formou no lugar.

É claro que enfrentar perdas faz parte da vida. Mas, nessa situação, só quem perdeu é que sente na pele, no coração e na alma a tristeza da agressão sofrida, devido a irresponsabilidade e a ganância de quem imagina que “a economia” está acima de tudo.

Em cada espaço destruído pela Braskem – e com a devida conivência de autoridades ao longo dos anos – estavam ali  traços da identidade natural de cada morador e muito mais:

Estavam as relações pessoais, as crenças e os valores adquiridos durante a vida. Estavam, além de tudo, as dores sofridas e os amores vividos.

Uma nova semana recomeça e a retroescavadeira certamente voltará a ampliar a destruição, diante de olhos atônitos e de uma gente impotente para dizer um basta. Até por que não há como dizer, diante da tragédia causada.

Mas, a imagem do cenário de guerra vai se perpetuar como obra desrespeitosa do poder econômico e político.

 

 

One Comment

  • Avatar Jamil Gadelha Zaidan.

    Esta triste História,lembra muito os anos 1961. Quando muitos CANALHAS dizia que a estracão de PETROLEO. foi o RESPONSALVEL (culpado) dos pequenos ABALOS nas areas de LAGOAS,NA MUNDAU, CIDADE DO PILAR,E,NA ESTAÇÃO EM BEBEDOURO. TINHA NO TABULEIRO DO MARTINS TODA ESTRUTURA DA SEDE DA PETROBRAS.AI OS CANALHAS DA ÉPOCA DIZIA QUE TODO TERRITÓRIO DA PARTE ALTA DA CIDADE DE MACEIÓ,IRIA AFUNDAR. FOI O MAIOR CRIME CRIADO AO ESTAFO DAS ALAGOAS. PERDEMOS A BASE DE TODA SEDE DA EMPRESA,QUE SITUADA NO TABULEIRO ONDE LÁ SE TINHA UMA ESTRUTURA QUE HOJE PERTENCE AO ESTADO DE SERGIPE. POR CONTA DESTE BOATO CRIMINOSO PERDEMOS Á ÉPOCA UMA FABRICA DE CERVEJA,QUE SERIA NO CATÓLE,INDUSTRIAS ORIUNDAS DE OUTROS PAIÍSES, COMO FIVE LIVER MECNICA PESADA, UMA MONTADORA DE TRATORES, E Á FABRICA DA WILLES,QUE FOI PARA O RECIFE,E,QUE SERIA ESTALADA TAMBEM EM ALAGOAS, MAS COM ESTA MENTIRA IMPREMENTADA POR CANALHAS DA ÉPOCA TUDO QUE ISTO NÓS PERDEMOS. HOJE VEJO REPETIR ESTA SAFADEZA COM OS BAIRROS DO PINHEIRO,BEBEDOURO,CAMBONA,PARTE DO FAROL. GENTE SOFRIDA DESTES REVERIDOS BAIRROS, GRAVE O QUE ESTOU ESCREVENDO AGORA. É MAS FÁCIL O MAR SECAR, PEIXE AFOGADO MORRER,ASSAR MANTEIGA NO ESPETO,DEUS NO CÉU APARECER DO QUE ESTAS MENTIRA ACONCER. TUDO ISSO POR ESPECULAÇÃO IMOBILIATIA. O JARDIM DAS ACACIAS TEM EM MÉDIA 62 ANOS,SOFREU VARIAS INUDAÇÕES,NUNCA AFUNDOU. PEQUENOS ABALOS CISMICOS ACONTECE TODOS OS DIAS. OS BAIRROS ATINGIDOS SERÃO NO FUTURO BEM RECENTE NEGOCIADOS COM GRANDES CONSTRUTORAS. É SÓ ESPERA PARA VER !!! NÃO ESQUECA DE GUARDA ESTE DESABAFO. DUES É MUITO MAIOR. LEMBRE-SE Á LEI DO RETORNO É IMPLACAVEL. VOCÊS VIRÃO.

Comments are closed.