16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ação preventiva faz busca ativa de câncer de boca

Casos considerados suspeitos foram encaminhados ao PAM Salgadinho

Teste da linguinha foi um dos exames realizados durante a ação preventiva (Foto: Assessoria)

Cerca de 200 pessoas, de diferentes idades, foram beneficiadas pela campanha preventiva de saúde bucal durante todo o dia de ontem, no Posto de Saúde Acauã, no Village Campestre I, em Maceió. Supervisionada pela odontóloga  Ana Karla de Almeida e focada na busca ativa do câncer de boca, a inciativa contou com a participação de estudantes e professores de Odontologia.

O câncer de boca, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca),  fez  5.401 vítimas fatais, em 2013,  sendo 4.223 homens e 1.178 mulheres. Para 2018, o Inca estimou mais de 14 mil mortes. Segundo Ana Karla, durante a ação pontual realizada no Posto Acauã, todos os casos suspeitos verificados foram encaminhados para o PM Salgadinho.

De acordo com a estudante de Odontologia Amanda Monteiro, estagiária do posto, a ação que também incluiu a orientação de crianças, em relação à escovação, e a realização do teste da linguinha nos bebês, exame que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa”.

Além dos atendimentos preventivos realizados, que também incluíram orientações às gestantes, foi improvisado um estúdio no local para um ensaio fotográfico de bebês e gestantes que participaram da ação.