Pela primeira vez na história do G20, a agenda de combate à desinformação e promoção da integridade da informação fará parte da declaração de ministros do fórum, resultado dos debates do grupo de trabalho Economia Digital, que se reuniu em Maceió, Alagoas.
O documento que será discutido por ministros de economia digital do G20 em encontro nesta sexta-feira, 13/9.
Além desses temas, o Grupo também fechou consenso para declarações sobre governo digital, inclusão e conectividade significativa e parâmetros para o desenvolvimento da inteligência artificial.
De acordo com João Brant, secretário de Política Digitais da Secretaria Comunicação da Presidência da República, o grupo conseguiu negociar uma declaração sobre o tema entre as maiores economias do mundo, pontuando tanto a compreensão do problema quanto possíveis soluções para enfrentá-lo.
“Posso dizer que a gente já tem um marco histórico pela primeira vez do G20 colocar esse problema no centro da mesa e tratar numa ideia bastante ampla. Eu diria a necessidade de respostas abrangentes, ou seja, terem um conjunto de estratégias que passam por educação midiática, passam por temas de como lidar com responsabilidade e transparência das plataformas e, portanto, passa a ser um tema de prioridade do G20”, disse João Brant.
Já o embaixador Luciano Mazza, coordenador do GT, destacou que a presidência brasileira está numa “posição muito boa” para levar aos ministros um pacote de resultados sobre questões importantes da agenda digital.
Segundo ele, há uma participação muito construtiva de todos os países. “Com esse resultado hoje estamos podendo apresentar aos ministros um pacote muito positivo, muito substancial, do qual nós estamos bastante orgulhosos”, declarou.
[…] Acessar notícia original […]