18 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Blog

Agiotagem da morte

O povo desempregado e passando fome. O que faz o governo Bolsonaro para minimizar os impactos da tragédia que e essa administração?

Empresta dinheiro aos mais vulneráveis a juros acima do mercado. Não se fala em auxílio econômico ou políticas de geração de emprego e renda.

O programa Crédito Caixa Tem, lançado no início desta semana, vai permitir empréstimos entre R$ 300 e R$ 1 mil, com taxa de 3,99% ao mês.

Somente para fazer uma comparação, a taxa média do sistema bancário é de 1,45% ao mês e o crédito pessoal geral é de 2,42% mensais, de acordo com o relatório Estatísticas Monetárias e de Crédito, do Banco Central.

O público principal desse empréstimo não vive um bom momento. São pessoas que têm conta poupança social, aquela aberta pela Caixa para pagar o auxílio emergencial e outros benefícios. São pessoas com renda baixíssima, agora com a possibilidade de adquirir um empréstimo e entrar em outro sufoco, com os juros exorbitantes cobrados.

É mais um ato de sadismo e crueldade de um governo que aposta na morte e, agora, na exploração da miséria que ajudou a ampliar.