26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas poderá ser o 1º Estado a produzir sementes de milho certificadas nos assentamentos

A possibilidade de produção está sendo discutida dentro de um projeto de responsabilidade social com a empresa PV Sementes

Sementes de milho certificadas e patenteadas no Estado

Alagoas poderá ser o Estado brasileiro a ter a primeira experiência de produção de sementes de milho certificadas e patenteadas nos assentamentos da agricultura familiar.

Neste sentido, a PV Sementes, única empresa alagoana atuante no mercado, busca construir parcerias nos assentamentos para consolidar um projeto de responsabilidade social.

O diferencial no projeto é que além estimular a produção nas áreas assentadas, a PV Sementes garantirá a qualidade do produto, a partir de uma genética resistente, com sabor e alto valor nutricional.

As tratativas estão sendo realizadas pelo empresário Paulo Vanderley, proprietário da empresa, e dirigentes dos assentamentos interessados.

Vanderley é professor doutor da Universidade Federal de Alagoas, considerado um dos mais preparados geneticistas do País , que desenvolveu pesquisas sobre as sementes de milho durante 20 anos. Há 3 anos ele construiu a PV Sementes, que hoje atua no mercado em várias regiões brasileiras.

Hoje, as sementes de milho distribuídas em Alagoas são oriundas de outros Estados. A semente alagoana patenteada e certificada será o diferencial no processo de produção.