25 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas Previdência conquista 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária.

O prêmio é dirigido apenas aos regimes próprios que têm o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) vigente.

Alagoas conquista prîmeiro lugar em previdência no País

A Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais (Abipem) premiou a Alagoas Previdência com o 1° lugar entre os estados da federação no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária.

A entrega da premiação ocorreu na noite de quinta-feira (9), em Fortaleza (CE), durante a programação do 55º Congresso Nacional da Abipem.

Para o presidente da autarquia, Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão contribuiu para a obtenção do 1º lugar, com maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual.

“É uma satisfação enorme receber esse prêmio e ver que o trabalho tem dado frutos. O mérito é resultado do empenho e de muito trabalho de todos que fazem a Alagoas Previdência. Além de ser o melhor governo do Brasil, somos também o melhor Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) em previdência do Brasil. Alagoas está de parabéns pelas conquistas obtidas nestes sete anos de governo”, disse Moisés, lembrando que a Alagoas Previdência, em 2021, obteve a segunda colocação na premiação.

O prêmio é dirigido apenas aos regimes próprios que têm o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) vigente. Para isso, foram avaliados 95 quesitos, segmentados em três grupos: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários.

Um dos quesitos, por exemplo, o de Gestão Administrativa, atesta se a entidade tem certificação pró-gestão, regimentos internos, ouvidoria, site próprio, código de ética, CRP ativo, audiências públicas e se os conselhos realizam reuniões periódicas.

A premiação ocorre anualmente e tem o objetivo de fomentar, reconhecer e divulgar entidades que sirvam de referência no âmbito da gestão previdenciária do país. O congresso é um espaço ideal para adquirir conhecimento sobre os diversos temas que cercam os RPPS, conhecer detalhadamente as alterações na legislação e interagir com gestores de RPPS e especialistas mais renomados do Brasil. (Lillian Tourinho-Secom/AL)