9 de novembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas recebe nova remessa com 21 mil doses de vacina contra a Covid-19

O imunizante da Moderna será distribuído para os 102 municípios do Estado

A nova remissão da vacina contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde para Alagoas já está disponível para os municípios. Foto: Ministério da Saúde

Alagoas recebeu uma nova remessa da vacina Moderna, contra a Covid-19. O Ministério da Saúde (MS) destinou ao estado 21 mil doses, que começaram a ser distribuídas nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aos 102 municípios alagoanos.

Do total de vacinas recebidas pelo Estado, os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, que inclui os municípios da Zona da Mata, Vale do Paraíba e dos Litorais Norte e Sul, já estão liberados a receberem suas cotas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital alagoana. O município de Maceió será contemplado com 5.160 doses, o que representa o maior quantitativo entre os 102 municípios alagoanos.

Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, situados no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, poderão receber as suas cotas da vacina contra a Covid-19 em Arapiraca, na Central Regional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Creadi). A distribuição será iniciada na quinta-feira (31), uma vez que, nesta quarta-feira (30), é feriado municipal em razão da Emancipação Política, quando serão comemorados os 100 anos da cidade.

“Para fazer a retirada das cotas a que cada cidade tem direito, é necessário que as secretarias municipais de Saúde façam a solicitação por meio do Sies [Sistema de Informação de Insumos Estratégicos], conforme determina o Ministério da Saúde. Esta medida garante segurança e transparência ao processo de dispensação dos imunizantes”, ressalta a assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), a enfermeira Rafaela Siqueira.

 

Esquema Vacinal

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina Moderna tem como público-prioritário as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, que devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda. Também devem ser vacinadas com esta remessa as crianças de 5 a 11 anos.