25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Alagoas supera marca de 5 mil óbitos por Covid-19

Renan Filho lembra que estado possui 2º menor número de óbitos do Nordeste e a média proporcional mais baixa do Brasil, mas que não há nada a comemorar

Neste final de semana, Alagoas superou a marca de 5 mil óbitos por Covid-19. Após 203.226 casos confirmados, sendo 3.517 ainda ativos, há 14.933 casos em investigação laboratorial. Mortos são 5.002 óbitos. Em suas redes sociais, o governador Renan Filho comentou a marca.

Decreto

A situação epidemiológica de Alagoas em relação à Covid-19 não permitiu flexibilizações após a renovação do decreto, na semana passada, e o estado seguirá na Fase Vermelha por mais duas semanas.

Alexandre Ayres, titular da Sesau, já havia adiantado que não havia possibilidade flexibilizar nada. Confira a lista com algumas medidas do atual decreto:

  • Vedado o acesso, a circulação e utilização das praias, marinas, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado, domingo e feriados, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.
  • Lojas do Centro funcionam das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, e permanecem fechadas a segundas-feiras, além de fins de semana e feriados.
  • A regra é a mesma para as lojas de rua e galerias, mas com horário de funcionamento diferente: 10h às 18h;
  • A abertura dos shopping centers fica vedada também às terças-feiras, além de fins de semana e feriados, e horário de funcionamento entre 11h e 20h.
  • No caso dos bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, o funcionamento aos sábados e domingos poderá ocorrer apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas. Entre segundas e sextas, o funcionamento normal é liberado das 5h às 20h.
  • Academias, clubes e centros de ginásticas também podem abrir as portas entre segunda e sábado, das 5h às 21h, mas têm funcionamento proibido aos domingos e feriados.
  • Restrição de horário de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos das 21h às 5h.
  • Teatros, museus, parques temáticos e cinemas voltarão a ter o funcionamento restringido.