4 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Mundo

Alemanha, Áustria e França não recomendam vacina AstraZeneca-Oxford para maiores de 65 anos

A mesma vacina vem sendo usada, em Alagoas, para vacinação de maiores de 85 anos

Uma Alta Autoridade de Saúde da França não recomenda vacina da AstraZeneca para idosos com mais de 65 anos. A informação foi publicada pelo site RFI nesta terça-feira (2).

Na última quinta-feira (28), a comissão de vacinação da Alemanha também afirmou que recomenda a vacina contra covid-19 do laboratório britânico AstraZeneca, mas para pessoas com menos de 65 anos por causa da falta de dados para idosos.

A Áustria foi outro país que recomendou a autoridades sanitárias a não aplicação da vacina AstraZeneca em pessoas maiores de 65 anos, pois não há dados suficientes sobre sua eficácia e segurança entre as pessoas nesta faixa etária:

“Os dados de imunidade e segurança são comparáveis aos de pessoas mais jovens. Mas devido ao pequeno tamanho da amostra (de estudos anteriores) não é possível afirmar com certeza sua eficácia para essa faixa etária”. Comunicado austríaco.

Brasil

Mais de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, desenvolvida em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), foram distribuídas para estados e municípios do Brasil no final de janeiro. A mesma vacina vem sendo usada, em Alagoas, para vacinação de maiores de 85.