24 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Alfredo Gaspar faz passeio com pescadores em canais da Mundaú

Pré candidato a prefeito, Gaspar disse que foi conhecer a estrutura da pesca em Maceió

Alfredo Gaspar: passeio na lagoa com pescadores

Pré-candidato à Prefeitura de Maceió, o ex-procurador de Justiça, Alfredo Gaspar, foi conhecer de perto a rotina dos trabalhadores da pesca de Maceió, nesta sexta-feira, 17.

Ele percorreu canais da Lagoa Mundaú, acompanhado de integrantes da Federação dos Pescadores de Alagoas. Segundo disse, foi um passeio em boa companhia e para prestigiar milhares de pescadores que tiram seu sustento das águas que banham a capital de Alagoas.

Na semana passada, o ex-procurador de Justiça esteve com os representantes da Federação e das colônias de pescadores do município, dialogando e acolhendo as demandas que proporcionem melhorias nas condições de vida dos trabalhadores. São cinco colônias que representam sete mil pescadores.

A primeira parada foi no Centro Pesqueiro de Maceió, localizado no Jaraguá. Gaspar ressaltou que sempre procurou, ao longo de sua vida, enfrentar com determinação os problemas. “Estou aqui para conhecer a estrutura e saber onde estão as possíveis deficiências do local”. Ele relembrou que, ainda na chefia do MP, recebeu um grupo de líderes dos pescadores e pode conhecer um pouco da realidade vivenciada por eles.

“O que importa agora é saber se os equipamentos estão resolvendo o problema de vocês. Se o preço é compatível com o que vocês podem pagar, e se o espaço é suficiente para ser dividido entre vocês”, disse.

Em seguida, junto às lideranças sindicais, o candidato a prefeito de Maceió pode conhecer a rotina dos pescadores, percorrendo uma rota na Lagoa Mundaú. A visita de reconhecimento teve início no Pontal da Barra e passou pelos bairros do Vergel e Bebedouro.

Mauro Pedro, presidente da Colônia de Pescadores de Bebedouro, destacou que a atividade não é importante só para o pescador, mas para vários segmentos do Estado, por isso precisam de uma maior valorização. “Até agora, não temos tido o valor que merecemos. Nunca tivemos muito incentivo, o poder público precisa olhar por nós da lagoa, nós que trabalhamos diariamente para sustentar nossas famílias com a pesca”, disse Mauro.

Durante a rota, Alfredo Gaspar frisou que é necessário valorizar as belezas naturais que temos em Maceió, tratar o desassoreamento da lagoa, cuidar com muito carinho das necessidades das colônias, incentivar o turismo, e principalmente dar apoio aos pescadores.

“São milhares de famílias que que tiram o sustento da pesca. Estamos aqui para conhecer de perto e apoiar esses trabalhadores que cuidam da nossa lagoa. Tudo isso representa riquezas para o nosso povo” concluiu o pré-candidato.

Os presidentes das colônias do Pontal da Barra, Maria José, conhecida como Fia; do Vergel do Lago, Marileide; de Bebedouro, Mauro Pedro, conhecido como Vem Cá, e Thiago Cassimiro, liderança da Força Sindical, participaram da rota na Lagoa Mundaú.