21 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Esportes

Aliado de Bolsonaro, Caboclo é afastado da CBF e situação da Copa América pode mudar

Presidente da Confederação precisa se defender de fortes acusações de assédio sexual e Tite ganha sobrevida no cargo

A Comissão de Ética do Futebol Brasileiro afastou Rogério Caboclo da presidência da CBF. Este foi o desfecho de uma série de acontecimentos iniciada na sexta-feira no âmbito do órgão que apura desvios de conduta.

A gravidade das provas apresentadas pela funcionária da CBF, que denunciou Caboclo e pediu sigilo, é o fio condutor da história. Ela entregou à Comissão de Ética três arquivos de áudio, acompanhados de três transcrições. Os conselheiros ouviram e leram o conteúdo antes de tomarem a decisão de ontem (6).

Leia mais: Bolsonaro diz a CBF que disputar Copa América agora é questão de honra
Bolsonaristas apelam para o #ForaTite após jogadores da Seleção se amotinarem contra a Copa América

A relação de Tite era desgastada com Caboclo. Houve contrariedade do técnico e dos jogadores pela decisão repentina dele de receber a Copa América.

Em reunião na Granja Comary, o dirigente tentou se explicar aos atletas, mas a situação piorou. E a palestra de Caboclo, antes da partida com o Paraguai, pelas eliminatórias, tornou ainda mais insustentável a relação. Tanto Tite quanto Casemiro indicaram estar insatisfeito com o torneio no Brasil.

Com o afastamento de Caboclo, a cúpula da CPF entende que acaba a insegurança sobre a permanência do técnico Tite. Além disso, há uma expectativa de abaixar a tensão na relação com os jogadores.

A comissão técnica e os jogadores ainda preparam um pronunciamento provavelmente crítico sobre a Copa América na terça-feira, após partidas das eliminatórias.

A partir do afastamento, assumiu a presidência o Coronel Nunes, que é o vice mais velho. Na realidade, um grupo de cinco vices, Castellar Neto, Francisco Novelleto, Gustavo Feijó, Fernando Sarney e Ednaldo Rodrigues, e diretores passou a comandar a entidade. Há dois objetivos iniciais: realizar a Copa América e resolver a crise no time brasileiro.