24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

AMA completa 37 anos

Associação dos Municípios Alagoanos ganhou representatividade nacional e conquistou um importante espaço político

Nesta sexta-feira (16), a Associação dos Municípios Alagoanos, a AMA, completa 37 anos com a missão de apoiar e assessorar os prefeitos alagoanos para uma gestão pública eficiente.

Para o atual presidente da AMA, o prefeito Hugo Wanderley, ao longo desses 37 anos a Associação ganhou representatividade nacional e conquistou um espaço político importante. “Através da força da AMA, os municípios já tiveram muitas conquistas que sozinhos não alcançariam”, afirmou.

A história do municipalismo em Alagoas se confunde com a história da AMA, a partir de 1981, com sua criação.

Em 1998, deu o pontapé inicial para o início da luta por justiça tributária e mais autonomia política e financeira com a realização da famosa Marcha a Brasília, um marco na história que faz parte do calendário do movimento.

Alagoas

Em Alagoas, as lutas resultaram obras de infraestrutura e acessibilidade, implantação de programas sociais como cestas nutrizes e, mais recentemente, o plano estadual de resíduos sólidos que, em parceria com municípios, está acabando com os lixões.

O Governador do Estado, Renan Filho, destacou que a AMA tem sido uma parceria importante nas conquistas estaduais, levando mais desenvolvimento para os municípios e conhecimento para os gestores.

“A instituição congrega os gestores, promove o amplo debate de ideias e busca soluções, sempre em prol do desenvolvimento das cidades e do bem-estar de seus moradores”, disse o Governador, que lembrou antes também ter sido prefeito e que conhece as dificuldades enfrentadas pelos municípios. “Por isso, procuro fazer um Governo eminentemente municipalista para colaborar com as administrações locais”, concluiu.

Câmara e Senado

Através do apoio da bancada federal a entidade alcançou a aprovação de projetos importantes como o 1% do FPM nos meses de julho e dezembro, entre outros. Junto aos órgãos de controle atua na promoção de cursos de capacitação e aprimoramento. A equipe técnica trabalha junto aos ministérios no trabalho de divulgação de prazos para captação de recursos e projetos.

Como entidade é independente, a AMA é capaz de agregar ideias e promover estratégias para desenvolvimento municipal. O fundador da AMA, o atual senador Fernando Collor, destacou que a Entidade nasceu como compromisso com municípios.

“Sou um municipalista. Foi com este mesmo sentimento que, em 16 de fevereiro de 1981, fui eleito Presidente-fundador da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA. Este compromisso com as cidades está em minha essência. É no município que plantamos nossas raízes e escrevemos a nossa história”, destacou Collor.

“O trabalho da AMA ao longo desses anos é a certeza de que a união do movimento municipalista é o objetivo prioritário para a conquista da Pauta Municipalista que vamos, juntos, conseguir aprovar.”, afirmou o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, em mensagem de congratulações.

História

A reunião de criação da AMA foi histórica e dela participaram o então presidente da Associação Brasileira dos Municípios – ABM, Alfredo Hoffmeister, vários deputados e 50 prefeitos. Além da criação do primeiro estatuto, os municípios foram divididos em microregiões e, eleito o primeiro Conselho Diretor, que teve como presidente Fernando Collor e o Conselho Deliberativo, cuja presidência ficou com João Teixeira Cavalcante. Também participaram na presidência do Conselho Diretor, Aloísio Ferreira Melo no Conselho Deliberativo, Celso Rodrigues Rego.

Desde então, a AMA teve outros 13 presidentes, que foram: 1987, Celso Rodrigues Rego, João Caldas da Silva (1989/1993), Luís Estáquio Toledo Filho (1993/1995), Ronaldo Lessa Santos (1995/1997), José Rafael Torres (interino 1995/1997), Fernando Sérgio Lira Neto (1997/1999), Antônio Avânio Feitosa (1999/2000), Benedito de Lyra (diretor executivo de 22.05.2000 a 16.10.2000), Severiano José F. de Souza (16.10.00 a 16.01.2001), Jorge Silva Dantas (2001/2003), Rosiana Lima Beltrão Siqueira (2003/2006), Jarbas Maya de Omena Filho (2007/2009), Luciano Barbosa (2009/2010), Abrahão Moura (2011), Palmery Neto (2012), Marcelo Beltrão (2013), Jorge Dantas (2014) e Marcelo Beltrão (2015/2016).