Walter Pitombo Laranjeiras – o Toroca. Ele se foi há pouco mais de um mês, aos 89 anos, mas deixou aqui entre os seus um legado de homem realizador no esporte, na política, na gestão pública e na camaradagem.
Ex-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol e técnico da equipe do CRB, Toroca fez, ao longo de sua existência, uma imensa legião de amigos pela vida que construiu. Foi cordato, harmônico, exigente, conselheiro, sério e brincalhão todo o tempo, sem perder a compostura.
E esse legado os amigos mais próximos que deixou, bem como familiares, não querem deixar à toa. Decidiram preservar e lembrar, periodicamente, da forma que ele mais gostava.
Criaram o Clube dos Amigos do Toroca. O objetivo é reunir-se, mensalmente, para contar histórias já reveladas, mas também algumas inéditas sobre ele.
Os amigos do clube definiram que no próximo dia 11 de agosto vão fazer a segunda reunião em um restaurante da cidade.
Só que antes formarão uma comissão que será designada para convencer o prefeito de Maceió, JHC, a colocar um busto do Toroca em frente à sede do CRB.
Além do busto, a criação do Museu do Toroca, no Casarão do Galo, na rua Silvério Jorge.
No clube estão familiares e amigos de longos anos – desde os mais simples a autoridades – que com ele se relacionavam. O grupo é comandado pelo ex Procurador Geral de Justiça, Dilmar Camerino.
O clube considera Walter Pitombo Laranjeiras como o maior desportista alagoano do século XXI.
Mas, há, entre eles, quem diga que foi o maior de todos os séculos.