24 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Ampliação da testagem para Covid-19 revela avanço de casos positivos em Alagoas

Último Boletim Epidemiológico trouxe um crescimento de 10,4% em relação ao dia anterior; números confirmam que pandemia se dissemina rapidamente

Nos últimos dias, de 20 coletas analisadas pelo Lacen/AL, cerca de 15 têm resultado positivo. Foto: Carla Cleto

Em 24 horas, 584 resultados positivos para Covid-19. Ontem, domingo (25), o Boletim Epidemiológico de Alagoas trouxe um aumento de 10,4%, em relação ao dia anterior, no total de casos confirmados laboratorialmente no estado.

Além de comprovar que a pandemia se dissemina mais rapidamente a cada dia, o expressivo aumento no número de casos se relaciona com a otimização no fluxo de testes rápidos para detectar Covid-19.

“Estamos trabalhando durante as madrugadas para poder atender à demanda. A partir de agora, a tendência é que os números sejam cada vez mais altos”. Waldinéia Maria, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

O aumento na curva de exames positivos também foi observado no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). No início da pandemia, a unidade encontrava um ou duas amostras com resultado positivo a cada 20 testes realizados para Covid-19. Nos últimos dias, uma bandeja com material coletado de 20 pacientes sai do equipamento com uma média de 15 diagnósticos positivos.

“Houve um aumento significativo”. Juliana Cavalcante, biomédica do Lacen/AL.

Pensar no próximo

Nunca a vida dos outros esteve tanto – e literalmente – em nossas mãos. Primeiro, porque devemos mantê-las limpas e higienizadas com água e sabão ou álcool em gel. Segundo, porque impedir a velocidade de transmissão depende da permanência em casa. Quanto mais ficamos em casa, mais salvamos vidas. A nossa e a de quem está ao nosso lado. Mais que um vírus, enfrentamos a nós mesmos.

“Se a gente pensar no próximo, se conseguirmos ficar em casa e respeitar a medida de isolamento para não colapsar o serviço de saúde, podemos até não atingir o pico”. Sarah Dellabianca Araújo, infectologista gerente médica do Hospital da Mulher.

Em vigor desde o dia 21 de maio, o Decreto Nº 69.844 prorrogou e reforçou as regras de isolamento social em Alagoas até o dia 31 de maio, intensificando também a fiscalização na Região Metropolitana de Maceió e Arapiraca.