Está marcado para as 14h30, no Cartório Eleitoral da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, a recontagem de votos das eleições de 2024 para vereador em Anadia, interior de Alagoas.
Em outubro, foi informado que a cidade teria 11 cadeiras na câmara, mas, na realidade, o número correto deveria ser 9. Com isso, as candidatas Dra. Daniele Freire (PP), com 649 votos, e Maura do Biaú (PSB), com 499, podem não assumir.
O TRE-AL ainda precisa confirmar a exclusão dessas vagas após a retotalização dos votos e a correção do número de cadeiras, ajustando à nova população de Anadia.
A recontagem já deveria ter acontecido, mas foi suspensa por liminar.
A decisão original, da Presidência do TRE de Alagoas, orientava o procedimento de reprocessamento da totalização, incluindo a publicação de edital de convocação, a realização do reprocessamento no Sistema de Gerenciamento da Totalização – SISTOT e a emissão de novo relatório “Resultado de Totalização”.
O equívoco foi registrado em um ofício respondido pela Câmara à 48º Zona Eleitoral, sobre o número de cadeiras disponíveis para as eleições municipais de 2024.
Foram convidados pelo juiz da 76ª Junta Eleitoral de Alagoas, Pedro Campanholo Marques, representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e das federações para a cerimônia de reprocessamento