28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Antes tarde: Ministério da Saúde lançará campanha sobre uso de máscaras contra a Covid

Criticada pela CPI e às vésperas de depoimento de ex-chefe da Secom, pasta age com atraso para conter pandemia

Foi preciso mais de um ano e inúmeras desinformações, mas o governo federal finalmente vai lançar, nesta quarta-feira (12), uma campanha de conscientização sobre medidas de prevenção contra a Covid, como uso de máscaras e apoio à vacinação.

Os detalhes da “Campanha de Conscientização sobre Medidas Preventivas e Vacinação contra a Covid-19” devem ser anunciados na manhã desta quarta (12) em evento no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

Além da campanha, a pasta deve anunciar a criação de uma secretaria extraordinária de enfrentamento a Covid-19, a qual será comandada pela atual coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fontana.

A medida acontece, curiosamente, após as críticas na CPI e no dia do depoimento de Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação de Jair Bolsonaro. Quando titular da Secom, Wajngarten promovia a desinformação e chegava a desviar o foco dos números da pandemia. Por um período, escondeu até mesmo o número de mortos.

Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o quarto a ocupar a pasta em meio a pandemia, aumentou a defesa em discursos do uso de máscaras e de medidas de distanciamento.

Mas, claro, o presidente Jair Bolsonaro continua a se contrapor com frequência a essas medidas. No domingo (9), ele voltou a sair sem máscara e a promover aglomerações. Inseguro, o presidente acha que máscara é coisa de viado. Paradoxalmente, acha que quem reclama da pandemia tem frescura e faz mimimi.