A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta (16) a ampliação do uso da vacina Pfizer contra a covid-19 para crianças de seis meses a quatro anos.
Apesar da aprovação da Anvisa, a decisão sobre a incorporação da vacina para o grupo no programa nacional de imunização e o calendário com início da aplicação depende ainda do Ministério da Saúde.
Para esse grupo, a dosagem e a composição da vacina da Pfizer são diferentes das já usadas por esse imunizante nas outras faixas etárias aprovadas anteriormente pela agência – três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas).
Em nota, a agência regulatória explicou que fez uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos em laboratório. A equipe técnica da Anvisa entendeu que a vacina é segura e eficaz para o novo grupo.
“A avaliação da Agência teve início em 1º de agosto, e contou com avaliação criteriosa da área técnica com a celeridade requerida. Para vacina registradas, a decisão da ampliação de indicação de uso ou faixa etária é da área técnica. Somente produtos em uso emergencial precisam de deliberação das diretorias”. Nota da Anvisa.
A vacina da Pfizer teve o pedido de registro definitivo aprovado pela Anvisa no dia 23 de fevereiro de 2021. Em 16 de dezembro de 2021, a agência autorizou o uso do imunizante para a faixa etária de 5 a 11 anos.