Rafaela Brito, coordenadora dos parques, afirma que vários esforços foram feitos para que a reabertura acontecesse com segurança.
“Tivemos muitos problemas com as chuvas da época, que causaram muita lama, sujeira e o perigo da queda de galhos e árvores. Após mapear tudo e executar as manutenções necessárias, estamos aptos a receber os visitantes, em segurança, para que possam aproveitar as belezas naturais que o parque tem a oferecer”, disse.
Em maio, quando houve o fechamento, as trilhas ficaram intransitáveis devido ao barro arrastado pelas águas pluviais, além da queda de árvores menores e galhos. Placas de identificação e sinalização também foram danificadas e estão em processo de substituição, que deve acontecer gradativamente durante as próximas semanas, junto a outras intervenções estruturais.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti, destaca a importância do espaço como uma ferramenta de turismo em nossa cidade e celebra sua restauração.
“Estamos todos entusiasmados com a reabertura do Parque, que é um local que atrai muitos turistas e também os moradores da capital. É um lugar especial para aqueles que buscam estar em contato com a natureza, proporcionando momentos tranquilos entre famílias e amigos. Agora, após sua restauração, o espaço de lazer está seguro e pronto para receber a visita de todos”, afirmou o secretário.
Quem for ao Parque Municipal terá a oportunidade curtir a natureza, o ar fresco e paz que a reserva proporciona. Ademais, poderão conhecer o Projeto Livros Livres, que consiste na adoção e doação de livros que podem ser lidos na reserva ou levados para casa, e o Museu do Parque, que abriga espécies da fauna e flora do local.