29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Após queda de menina em bueiro, Prefeitura de Maceió alerta contra remoção de tampas

Acompanhada por colegas, a adolescente escorregou e caiu, sendo arrastada quase 1km nas galerias

Uma adolescente de 13 anos foi resgatada por populares, após cair em um bueiro, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió e ser arrastada por cerca de 1km dentro da tubulação.

Acompanhada por colegas, a adolescente escorregou e caiu em um bueiro destampado. Devido às fortes chuvas que caem na capital alagoana, chovia muito na hora em que ela caiu.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipe ao local para tentar localizar e resgatar a adolescente, mas a própria população iniciou as buscas por contra própria, assim que ela havia caído. Foi quando ouviram seus gritos de socorro.

Em nota, o Samu informou que a menina foi encaminhada para HGE com um quadro geral estável, apresentando escoriações pelo corpo e em estado de hiportermia.

OHGE informou que a paciente recebeu alta médica. Ela chegou nesta segunda-feira (2), às 15h49, foi assistida pela equipe multidisciplinar da Área Vermelha, que, após a realização de exames, identificou apenas escoriações.

Prefeitura

Durante a tarde, a Secretaria Municipal de Infraestrutura enviou equipe ao local, onde está localizado o bueiro em a adolescente caiu, e constatou que a tampa do bueiro havia sido retirada por moradores, possivelmente com o intuito de aumentar a vazão de água. A equipe recolocou a tampa e orientou a população sobre os perigos de acidentes.

Prefeitura de Maceió alerta para riscos em remover tampa de bueiro
Equipe técnica da Seminfra recolocando tampa em bueiro. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
A Prefeitura de Maceió alerta para retirada de tampas de poços de visita, popularmente conhecidos como bueiros. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) tem realizado diariamente a recolocação destes equipamentos removidos indevidamente pela população.

Nesta segunda-feira (2), A Seminfra constatou cerca de seis bueiros sem tampa no conjunto habitacional Maceió 1, na Cidade Universitária. De acordo com moradores, a remoção dos equipamentos foi realizada para aumentar a vazão da água da chuva.

Flagrante de bueiros destampados pela população. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Flagrante de bueiros destampados pela população. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

“Temos identificado diversos casos de poços de visita destampados, o que causa sérios riscos para os pedestres. Diariamente, as equipes de limpeza e desobstrução de galerias fazem a recolocação de tampas. Pedimos que a população não destampe os equipamentos, pois esta atitude traz grandes riscos à todos”. Gabriel Rodas, coordenador geral de Drenagem.

Em caso de denúncias, o maceioense pode entrar em contato por meio do telefone 156 e pelo aplicativo de mensagens Whatsapp no número (82) 98882-8165.