22 de março de 2025Informação, independência e credibilidade
Justiça

Após recontagem, vereadoras perdem vaga e se tornam suplentes em Anadia

Câmara usou dados do Censo de 2010; Em 2022, notou-se que a popoulação diminuiu de 17.423 habitantes para 13.966

Após a nova contagem dos votos do 1º turno das eleições para vereador de Anadia, as vereadoras Maura Do Baiú (PSB) e Dra Daniela Freire (PP), eleitas em 6 de outubro, perderam suas vagas na Câmara.

Em outubro, foi informado que a cidade teria 11 cadeiras na câmara, mas, na realidade, o número correto deveria ser 9. O erro aconteceu porque a Câmara usou como base o Censo de 2010 – após o Censo de 2022, notou-se que a cidade diminuiu de 17.423 habitantes para 13.966. Com isso, as candidatas se tornam suplentes.

Confira como fica a composição da Câmara:

  1. Fellype Do Zé Luiz (PSB)
  2. Milton Da Laranjeira (PP)
  3. Raymi Barros (PP)
  4. Nara Pedrosa (PP)
  5. Nayara Teixeira (PP)
  6. Gidel Aprígio (PP)
  7. Carlos Aliberto (PP)
  8. Jorge Papão (PP)
  9. Pedro Dâmaso (PSB)

A decisão da recontagem, realizada nesta segunda (9) da Presidência do TRE de Alagoas, orientava o procedimento de reprocessamento da totalização, incluindo a publicação de edital de convocação, a realização do reprocessamento no Sistema de Gerenciamento da Totalização – SISTOT e a emissão de novo relatório “Resultado de Totalização”.

O equívoco foi registrado em um ofício respondido pela Câmara à 48º Zona Eleitoral, sobre o número de cadeiras disponíveis para as eleições municipais de 2024.

Foram convidados pelo juiz da 76ª Junta Eleitoral de Alagoas, Pedro Campanholo Marques, representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e das federações para a cerimônia de reprocessamento.