8 de dezembro de 2023Informação, independência e credibilidade
Brasil

Após tensão sobre juros, Lula e presidente do BC se encontram hoje no Planalto

Lula e Campos Netos conversam hoje no Planalto

Nesta quarta-feira, 27, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, têm encontro marcado no Palácio do Planalto.

Esta será a primeira agenda entre os dois desde que o petista assumiu a Presidência da República, em janeiro de 2023. Os dois chegaram a se encontrar durante o governo de transição, no fim do ano passado. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participará do encontro.

O encontro será realizado em meio a desconfiança de ambos os lados, após meses de ataques do próprio Lula ao chefe da autoridade monetária e à política de juros da instituição. O presidente não poupou críticas a política de juros adotada por Campos Neto no BC.

O encontro ocorre depois de a instituição realizar dois cortes seguidos na taxa Selic. O último foi feito no último dia 20. Seguindo a estratégia anunciada no encontro anterior, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual, de 13,25% para 12,75% ao ano. Todos os nove integrantes votaram pelo corte.

Assim como a do mandatário, a agenda de Campos Neto divulgada no início da noite desta terça-feira (26) também trouxe um registro da reunião, destinada, segundo a anotação do BC, a “tratar de assuntos governamentais”.