28 de novembro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Aprovado em 1º turno PL que estabelece protocolos para retomada das aulas em Alagoas

Serão estabelecidas as diretrizes e o protocolo para retomada das aulas em Alagoas

O plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas votou, nesta quarta (19), o projeto de lei nº 335/2020, de autoria dos deputados Marcelo Beltrão (PP) e Jó Pereira (MDB), que dispõe sobre a implantação de diretrizes e protocolo para retomada das atividades educacionais no Estado.

De acordo com a matéria, o Poder Executivo instituirá um Grupo de Trabalho de Retorno às Aulas, em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

Contará com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos, da União dos Dirigentes Municipais de Educação, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, que estabelecerá, em 15 dias, a partir de sua formação, as diretrizes e o protocolo para retomada das aulas em Alagoas.

O protocolo criado por esse grupo de trabalho deverá abranger os seguintes assuntos:

  • distanciamento entre pessoas;
  • teto de ocupação das salas;
  • higienização;
  • EPIs obrigatórios;
  • proteção de grupos de risco no trabalho;
  • atendimento diferenciado para grupos de risco;
  • informativos virtuais; monitoramento de temperatura;
  • testagem;
  • ações em caso de contaminação e suspeita de Covid-19 de alunos, professores e familiares;
  • ações intersetoriais envolvendo saúde, educação e assistência social;
  • cuidados com o transporte escolar;
  • e carga horária das aulas.

“Diante da pandemia da Covid-19, que assola o mundo, vimos nossas rotinas alteradas devido às medidas de isolamento indicadas pela OMS e aplicadas pelo Executivo. A Educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de nosso Estado. Neste momento, várias crianças, jovens e adultos devem ter garantidos seu desenvolvimento social, econômico e cultural, de forma segura para sua saúde física e mental”. Trecho do PL.

47 Comments

  • Avatar Maria helena maia

    Acho uma imprudência! A quem interessa a contaminação e mortes? Sabemos a quem!
    Gosto dos meus e do povo,por isso digo não
    ao retorno das aulas esse ano de 2020…esco_
    las s/ condições nenhuma de atendimento no
    antigo normal.

  • Avatar WAGNER ROGERIO DA SILVA

    Muitos desses políticos tem filhos na rede particular de ensino. A presidente do Sindicato das escolas da rede particular de ensino informou que as escolas voltarão a ter aulas presenciais na fase verde. Para aplicar o que o PL exige tais como EPIs, testagem, informativos virtuais etc. demanda custos, treinamento e outras exigências. Estamos no mês de agosto e faltam 04 (quatro) meses para terminar o ano. Na minha modesta opinião, volta às aulas presenciais está totalmente descartada. Com essa pandemia, muitos pais estão tendo dificuldades de assistir os filhos nas tarefas, principalmente quem não tem formação pedagógica. Se nenhuma medida de prevenção não for feita, não concordo com a volta das aulas presenciais.

  • Avatar ADRIANA

    Estou convicta de que pensar em retomada de aulas nesse momento é uma atitude irresponsável, o senário não mudou, não existe cura pra covid, não se controla alunos em escola e muito menos as escolas terão equipamentos de segurança para atender as demandas.

  • Avatar Thiago Cintra Ribeiro

    Nós quanto professores ficaremos sujeitos às vulnerabilidades desta doença miserável que assola o planeta. Com certeza é sem necessidade alguma que as aulas voltem em um momento como este! Em minha sala de aula orientarei pais e mães a não levarem seus filhos à escola enquanto não houver vacina ou enquanto as coisas não estejam seguras para todos nós. Baterei de frente com o sistema ferrenhamente até que me reste a última partícula de força!

  • Avatar José Carlos

    Esse pl é uma afronta a vida de milhares de alunos e trabalhadores da educação, totalmente irresponsável por quem o idealizou.
    Nossas escolas não tem a menor estrutura para receber alunos e profissionais da saúde.

    Isso devo ser considerado crime contra a humanidade propor um retorno a s aí nesse momento.

    Falo como cidadão e servidor público da educação. Sei do que falo.

  • Avatar Walkiria Correia Belo

    Na verdade, estão preocupados com as eleições, quando houve preocupação com o Educação, profissionais mal remunerados, desvalorizados, tendo que pagar internet para dar aulas online e manter o vinculo com o aluno, perdendo seus entes queridos com a pandemia, amigos, é muito triste, ver esses políticos com seus salários sem perdas e danos, cheios de regalias , impondo a volta as Aulas, com a visão de um resfriado. Precisamos de vacina para o retorno das aulas, se os pais irão levar sua crias aos shoping, praias dentre outros, não é de responsabilidade do professor, se estão em vulnerabilidade, também não é culpa do professor, não criamos doenças, vírus ou bactérias, somos transmitidores de conhecimentos, fazemos a nossa parte.

  • Avatar RONALDO FELIX OLIVEIRA DA SILVA

    Sou de acordo com várias mães. Que não vão autorizar seus filhos de volta as aulas antes da vacina. Melhor varios filhos vivos do se contaminar com a covid 19.

  • Avatar Jane Deise Dos Santos San

    Como mãe concordo com as volta as aulas estou fazendo o possível pra ensinar meus filhos em casa mas é muito difícil passo o dia todo no trabalho estou muito atrapalhada com as tarefas. Gente uma profissão que forma outras profissões ganhando tão pouco por aumento de salário pra esses professores que ensinam com tanta paciência e amor seus alunos.

  • Avatar Rochelli Messias

    Acho u.a grande falta de responsabilidade dos governantes. Que mal governam o país um estado. O de a Educação nunca foi prioridade! Onde ninguém está preocupado com os professores. Acredito que nada deveria voltar este ano. Não sei onde estão os Pais que NAOO querem ficar com seus filhos… sobra pra quem??? Pra nós professores ! Discordo totalmente desse absurdo! E NAOO acredito nessa ordem burocrática que irá protocolar e quiçá manter esse protocolo. Isso é desumano. É mais fácil perder a vida. Que perder o ano letivo. Parabéns Governador ! Secretários! E quem mais seja responsável por está loucura. Já digo! Meus filhos não voltam este ano pra escola. E se eu ficar doente, por conta de contaminação na escola, como professora, procurarei meus direitos! Oque mais É absurdo é que essa cuidados que querem que tenham , vai sobrar pra quem???? PROFESSORES. O próprio Ministro da Educação disse: Não volto com meu filho pra escola. Falta de Respeito!

  • Avatar Pessoa que quer preservar a vida

    Prefiro um filho “repetente”, mas vivo. O que ele tiver de estudar na escola, estudará quando existir a vacina.
    Estou mais preocupada com a vida do que com o ano “letivo”.

  • Avatar Charles

    Desde os tempos dos dinossauros, antes que o mundo fosse mundo que a escola pública trilha pelo descaso do poder dominante. Falta-lhe tudo, água, merenda de qualidade, papel higiênico, recursos humanos, valorização profissional, espacos apropriados, etc.. Será que agora no século XXI vão olhar com compaixão para a filha pródiga, desanparada, esquecida… dúvido. Sempre faltou tudo na educação pública.Menos discursos arrumandos e descasos com a prioridade institucional de qualidade. Sem vacina fica dificil.

  • Avatar DUDALINA

    Volta as aulas , SIMMM
    CRIANÇA EM TODO CANTO, SHOPPING, PRAIAS, PRAÇAS…. PQ NÃO NAS ESCOLAS! PROTOCOLOS SÃO FEITOS PARA SEREM CUMPRIDOS!
    VOLTA AS AULAS JÁ !

  • SOU PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS E SINCERAMENTE TENHO VISTO CRIANÇAS E ADOLESCENTES FREQUENTANDO TODOS OS LIGARES, INCLUSIVE COMÉRCIO, PRAIAS E SHOPPINGS E SÓ A ESCOLA IRÁ ACELERAR O CONTÁGIO? SINCERAMENTE NÃO ACREDITO NISSO. DEVEMOS SEGUIR OS PROTOCOLOS E VOLTARMOS AS AULAS DE FORMA HÍBRIDA, CERTAMENTE É A DECISÃO MAIS ACERTADA NESTE MOMENTO.

  • Avatar João Lucas

    Vamos dar a resposta nas urnas. Grave bem o nome de Jó Pereira e Marcio Beltrão. É loucura retornar as aulas, crianças e adolescentes naturalmente vão manter contato entre si, colocando todos em risco. Absurdo volta as aulas sem vacina!

  • Avatar Gilmar

    Não. De forma alguma deve-se voltar às aulas. Diante dessa realidade, não existem meios seguros para retorno às aulas, se não, através da VACINA. Estão achando pouco as vidas que se perderam durante essa pandemia! Será que governador, prefeito, vão lançar seus filhos para esse perigo que é o vírus, ou até mesmo suas vidas ?! Com certeza que NÃO.

  • Avatar THIAGO AZEVEDO

    Já estou vendo crianças nas praias , jogando bola, etc. Escola volta.as aulas sim. O risco maior está fora da aula. E mais, vai ser super seguro. Vai dá tudo certo. Aliás já deu tudo certo.
    #VoltaAsAulasSim

  • Avatar Maria santos

    Ja estou vendo crianças nos shopping nas praias nas festas nas ruas ….só não pode na escolaa… aah me polpee!!!! Volta as aulass simmmmmmmmm.

  • Avatar João Alberto Leão de Melo

    Considerando que a educação, no Brasil, nunca foi priorizada pelos governantes, este projeto é mais uma letra morta com boas intenções, entretanto inexequível, ainda que dispusesse de toda infraestrutura de segurança quanto aos protocolos recomendados pela OMS. Retornar às aulas antes de uma vacina, cientificamente comprovada, me parece mais uma decisão política equivocada e nem um pouco sensata. Não merecemos assistir indiferentes a este quadro genocida, terrível, porém previsível, no qual a vida das pessoas vale menos que alavancar os setores econômicos que visam apenas o lucro, há muito tempo, combalido por gestores desonestos em todas as esferas do poder.

  • Avatar Maria José Castro d'Almeida Lins

    AMA, Udime, Cosems, e gestiresxdaxAssistemcis Social. Cadê o Conselho de Educação e outras entidades? Elas devem ser ouvidas

  • Avatar Carlos

    Tanta preocupação?! Só não lembram de valorizar os professores do estado que estão ha mais de dois anos sem aumento, e viram o seu salário encolher com o desconto de 11 para 14 % ganhando menos que todos os outros funcionários com curso superior. Façam uma comparação com o pessoal da PM, PC por exemplo. Não merecemos tanta desvalorização.

  • Avatar Odete

    Acho que ainda ñ e o momento de voltar as aulas, mesmo com todos os cuidados, os alunos ñ terão segurança de ñ serem contaminados

  • Avatar Rosinalva maria da silva

    Senhores deputados, abra, bem os olhos pra depois não chorar com o leite derramado. Ainda não é o momento de retornar às aulas presenciais. São crianças que não vão conseguir ficar com máscara de 6:30 até o 13 horas e principalmente crianças que vão de trasporte escolar. Eu não concordo, meus filhos não voltam

  • Avatar Antônia Rocha da Silveira

    Sou da escola pública e não me vejo voltando às aula com as condições que se encontra a escola. Os banheiros sem água, imagine o resto.

  • Estarão produzindo mortes em massa, levando nossas crianças e profissionais da educação para um verdadeiro campo de concentração(câmara de gás), um verdadeiro Genocídio.
    A vida é mais importante do que qualquer desenvolvimento, que poderá acontecer à posteriori.
    Saibam que vocês terão que ser responsabilizados. Não deixem os interesses políticos prevalecerem, se a Justiça terrena não lhes penalizar, a justiça Celestial não falha, essa sim é Íntegra e Eficaz.
    INCONSEQUENTES!!!!!!!!!!!

  • Avatar Cristiane Rose Da Silva Ferreira

    Meu filho não vai voltar pra escola esse ano enquanto não for descoberta uma vacina. Em primeiro lugar ele tem problema renal e é asmático; segundo lugar quais os cuidados de higienização que essas crianças terão com as máscaras; em terceiro lugar moramos com minha mãe que é idosa. A vida é uma só, não será por causa de um ano que as crianças serão prejudicadas o resto da vida.

  • Avatar Roseli de cassia Caneli

    Minha filha não voltará a escola esse ano. Esse povo ta louco mesmos. Estão querendo colocar a vida dos nossos filhos em risco. A minha não vai é pronto.

  • Avatar Mae de aluno

    O Ensino híbrido é uma realidade, portanto o dinheiro que paga os livros os alunos dá pra comprar um tablet com chip e colocar o livro em PDF e pagar a internet do ano todo

  • Avatar Cícero Piti

    Tem muitos alunos querendo voltar às aulas presenciais, e muitos pais também, eu sou pai e também sou professor da Rede Pública, eu quero voltar logo. Se eu fosse secretário de Educação voltaria imediatamente as aulas em formato híbrido dando um chip com internet para cada aluno e pagando adicional de 100% de periculosidade para os professores.

  • Avatar Josefa da Conceição

    Gostaria que alguém me explicasse o porquê da minha entidade, o Sinteal, ficou de fora desta Comissão, já que é o sindicato que representa a categoria de trabalhadores da educação do estado?

  • Avatar Maria da Glória Pinto Araujo

    Não concordo, nem mando minha neta que é aluna do Estado. Porque a vida dela é só uma
    O estado tem obrigação enviarem aula online para ela em casa , como até agora. Caso contrário procuro a justiça..

  • Avatar David

    Aí fala em ações só pra professores, e ou outros profissionais da educação que n falam, sempre excluídos, seja na fala, na escrita.. teriam assistência tb?

  • Avatar Sandro

    Isso é uma vergonha…esse protocolo nunca vai ser cumprido…vai arriscar a vida de e aumentar a transmissão entre alunos, funcionários e familiares. A maioria das Escolas não tem estrutura ….com salas superlotadas , como fazer esse distanciamento acontecer…vai dividir uma sala de 40/50 alunos em duas? É o número de professores? Tem dinheiro pra duplicar o número de monitores?

  • Avatar Maria Eline de Castro Santos

    Acredito que para o retorno às aulas presenciais, será necessário muita cautela e cuidados de proteção extrema. O mínimo descuido será desastroso.

  • Avatar Claudenice Santos

    É, na verdade não são eles que vão dar aulas, se arriscar a contaminação por um vírus que pode matar e já matou muita gente bem Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.