Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (2), foi aprovado em primeiro turno o projeto de lei nº 233/2023, de autoria do deputado Mesaque Padilha (UB), que dispõe sobre a inclusão do tema “educação financeira” nas propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, no âmbito do Estado de Alagoas, e estabelece outras providências.
O deputado explica que, com a educação financeira, o cidadão obtém conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais inteligente e consciente.
“Minha ideia é que o aprendizado seja convertido em práticas que levem a um uso mais comedido dos recursos financeiros, melhorando também a economia do país”, diz o parlamentar, acreditando que, com a medida, mais pessoas cuidarão inteligentemente de suas finanças e reduzirão o número de nomes incluídos no SPC e Serasa.
Segundo o texto de Padilha, com a aprovação deste projeto de lei, as escolas teriam um período mínimo de 180 dias para incluir a matéria no currículo escolar vigente. “O Conselho Estadual de Educação poderá regulamentar, conforme disposição do Poder Executivo, o cumprimento do estabelecido nesta Lei”, continua o texto.
“A finalidade é contribuir para a melhoria na qualidade do ensino básico e fundamental nas escolas da rede pública e privada do Estado de Alagoas, bem como educar as pessoas a gerirem suas finanças de forma equilibrada”, explica Padilha, sobre seu projeto de lei.