21 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

Arthur Lira anuncia para março votação de PEC dos agentes de saúde

Declaração foi dada em reunião com membros da Confederação Nacional solicitada pelo senador Fernando Collor

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) declarou, nesta terça-feira (14), que irá pautar a PEC 22 para votação no próximo mês de março.

A declaração foi dada em reunião com membros da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, formada por trabalhadores de diversas cidades de Alagoas e do Brasil, solicitada pelo senador Fernando Collor (PROS-AL).

A PEC 22 fixa o piso salarial dos agentes em, no mínimo, dois salários-mínimos e ainda o incremento de recursos federais no Orçamento de 2022 para a correção das remunerações.

“É um compromisso nosso valorizar os agentes comunitários de saúde e os endemia, fundamentais para que a saúde pública funcione”, defendeu Lira aos agentes de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Minas Gerais que participavam da comitiva. Já o senador Fernando Collor destacou o empenho do presidente da Câmara para acelerar a tramitação da PEC.

“A sensibilidade do presidente Arthur Lira foi fundamental. Ele recebeu muito bem as demandas dos agentes e prometeu colocar em março a votação da PEC. Foi um grande momento em reconhecimento ao trabalho que os agentes realizam no Brasil”. Fernando Collor.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas (Sindagreste), Jader Albuquerque, informou que já havia conversado com o presidente Arthur Lira este ano em Delmiro Gouveia. “Tivemos uma boa conversa com o presidente na oportunidade e conseguimos dele o apoio para a PEC”.