8 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Arthur Lira é reconhecido por Paulo Guedes como o escudeiro do governo

Deputado alagoano se transforma na estrela mais reluzente do governo na Câmara

Arthur Lira: estrela em ascensão no governo Bolsonaro

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) é a estrela mais reluzente do governo Jair Bolsonaro, dentro do Congresso Nacional.

Líder do Centrão, Lira tem sido convocado rotineiramente para socorrer a equipe de Bolsonaro nos entraves que surgem dentro da Câmara.

Nesta terça-feira, 11, Arthur Lira foi o fiel escudeiro do ministro da Economia, Paulo Guedes, em uma longa reunião com o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ajustar interesses e colocar os pingos “is” foi um dos temas do encontro.

Mas, além disso, Guedes fez a discussão sobre a necessidade de se consolidar o teto de gastos, que, segundo ele, poderá levar ao impeachment do Presidente da República, se não for obedecido.

Guedes foi pedir apoio a Maia e Arthur para que fortaleçam o discurso em defesa do teto de gastos que alguns ministros do governo estão tentando derrubar, segundo ele.

“Não haverá nenhum apoio no Ministério da Economia a fura-tetos. Se tiver ministro fura-teto, eu vou brigar com ministros fura-teto”, disse o ministro contrariado.

Maia e Arthur Lira compraram a ideia de Guedes e ficaram de trabalhar nessa linha.

Agradecido e citando o deputado alagoano como escudeiro do governo dentro do parlamento, Guedes, disse que se Bolsonaro quiser ser reeleito tem que absorver também a ideia do teto de gastos e frear ministros gastadores.

O que é -O  teto de gastos é um mecanismo de controle dos gastos públicos federais incluído na Constituição em dezembro de 2016, durante o governo de Michel Temer (MDB). Com ele, desde 2017, o gasto máximo que o governo pode ter é calculado com base no orçamento do ano anterior, corrigido pela inflação.