6 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Blog

Arthur Lira quer Congresso assumindo o controle do Orçamento da União

Seu Jair se nunca dançou um coco alagoano, agora vai aprender

Arthur LIra: vamos assumir o comando do Orçamento

Por essa o governo Bolsonaro não esperava.  Mas, o Centrão está muito perto de desindexar o orçamento da União, para que o Congresso passe a ter o controle sobre onde aplicar os recursos.

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da Câmara, Arthur Lira, defendeu a desvinculação do Orçamento.  Ele reclamou que hoje 96% do Orçamento já vem “carimbado”.

Ou seja, com os recursos carimbados os parlamentares não podem alterar nada. Mas, isso vai mudar garante Lira na entrevista:

-Vamos buscar o comando do Orçamento. O Congresso hoje é um carimbador do Orçamento.

E assim, uma vez sem carimbo, o Orçamento será controlado pelo Legislativo que passará a ter mais poder de decisão sobre onde aplicar as verbas no País.

O governo ficará com uma fatia, claro. Mas, será o mínimo constitucional. Isto é, o congresso fixará um piso para os gastos com Saúde, Educação e Assistência Social.

Tanto que o presidente da Câmara defende hoje a criação de um programa social mais inclusivo e mais bem remunerado que o bolsa família, cuja proposta de campanha de Jair Bolsonaro era acabar “com a esmola”, em nome da nova política. Só para refrescar a memória

Mas é isso. O Centrão apoia, porém cobra caro.

Assim se seu Jair nunca dançou um coco alagoano, agora vai aprender.

Só que dançará como Rainha da Inglaterra.