26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Arthur Lira questiona a Petrobras sobre preços do gás de cozinha, gasolina e diesel

Lira disse que Petrobras precisa entender que os acionistas da empresa são os brasileiros

Arthur Lira quer saber por que a Petrobras aumenta tanto os preços dos combustíveis

O peso dos preços dos combustíveis da Petrobras no bolso dos consumidores passou a ser uma preocupação também do Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira. Ele manifestou sua insatisfação nas redes sociais e cobrou da Petrobrás.

Lira disse que a empresa precisa ser lembrada que seus acionistas são os brasileiros

Em uma rede social, Lira escreveu: “Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha. O que a Petrobras tem a ver com isso? Amanhã, a partir das 9h, o plenário vira Comissão Geral para questionar o peso dos preços da empresa no bolso de todos nós.”

“A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas”, complementou, na mesma mensagem. O presidente da Câmara se referiu à comissão geral que será  realizada nesta terça-feira, 14, com a presença do presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna.

Além do preço dos combustíveis, ele deve falar sobre a operação das termelétricas e outros assuntos relacionados à estatal.

Os aumentos do preço da gasolina vêm pressionando o IPCA (índice oficial de preços). Em agosto, o índice avançou 0,87%, a maior taxa em 21 anos. Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE subiram em agosto, com destaque para o segmento de transportes. Puxado pelos combustíveis, esse ramo registrou a maior variação (1,46%) e o maior impacto (0,31 ponto percentual) no índice geral do mês.

Dentro de transportes, a gasolina subiu 2,80%. O combustível teve o principal impacto individual (0,17 p.p.) no IPCA de agosto. No final de agosto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse a apoiadores que o governo irá “começar a trabalhar” no preço dos combustíveis.