22 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Atendimentos do Samu a pacientes com Covid-19 reduzem em 66% em 2022

Entre janeiro e março deste ano foram atendidas 621 pessoas, contra 1.823 no mesmo período do ano passado

Samu pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Foto: Ascom Samu

Com o avanço da vacinação, os números da pandemia da Covid-19 estão em queda em todo o país. Como prova disso, no primeiro trimestre deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou uma redução de 66% nos atendimentos a pacientes acometidos pelo novo coronavírus, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Núcleo de Estatística do Samu, de janeiro a março deste ano foram atendidos 621 pacientes, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 1.823 pessoas assistidas.

Para efeito de comparação, o primeiro trimestre de 2022 tem índices menores, inclusive, do que o mês de janeiro de 2021, quando 641 pacientes foram socorridos pelo Samu.

Na Central Maceió, que regula ocorrências no Litoral e Zona da Mata alagoana, foram 402 casos registrados este ano. Já na Central Arapiraca, que atende os municípios do Agreste e Sertão, 219 pacientes foram atendidos.

De acordo com o coordenador médico da Central Maceió do Samu Alagoas, Jhonat Silva, a redução nos atendimento a pacientes com a Covid-19 é resultado de medidas efetivas de combate à pandemia.

“A vacina com certeza é a nossa principal arma nesta luta, mas o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social sempre se mostraram fundamentais”.

Quando acionar o Samu

O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19, o serviço atua também em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O Samu também pode ser acionado para atender casos obstétricos, de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.