29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Atual decreto de isolamento social deve ser prorrogado até 15 de junho em Alagoas

Texto vigente, com medidas contra o avanço do novo coronavírus, tem validade até domingo, dia 31

Ainda não há nada de oficial, mas com os crescentes índices de infectados e mortos pelo novo coronavírus em Alagoas e a reticência em aplicar um lockdown, por falta de logística e fiscalização, tudo indica que o atual de decreto de isolamento social deve ser prorrogado.

Mas até quando?

Segundo planejamento elaborado pelos Grupos de Trabalho criados pelo governo de Alagoas, só depois de 15 de junho o estado deve começar a flexibilização do isolamento social.

Curiosamente, o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Corregedoria-Geral da Justiça prorrogaram o regime de teletrabalho no Judiciário estadual até 14 de junho.

Em entrevista coletiva virtual, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, falou em quase 500 agentes de segurança, entre eles PMs e guardas municipais, afastados por causa da Covid-19. E isso por si só atrapalharia uma fiscalização mais eficiente em um lockdown.

A indicação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste é que deve-se ser aplicado um lockdown quando mais de 80% dos leitos estiverem ocupados. Mas como observado em outros estados, os índices de distanciamento não tiveram muita mudança.

E a chave final para interpretar uma resposta, fica com o Secretário de Saúde, Alexandre Ayres: “Nós estamos com um plano de endurecimento da fiscalização do cumprimento das medidas, mas o decreto será mantido”.

Ele acredita que mantendo o atual nível de isolamento, já seria possível “ficar no lucro”. Portanto, o atual decreto deve ser mantido. E como a flexibilização é esperada para apenas após 15 de junho, essa é a data a se esperar para o fim do novo decreto. O Texto vigente, com medidas contra o avanço do novo coronavírus, tem validade até domingo, dia 31.