16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

Baile da Chita movimenta Paulo Jacinto neste sábado: são 66 anos de tradição

Baile é orgulho da cidade do interior alagoano

O município de Paulo Jacinto realiza neste sábado, 14, o seu 66º Baile da Chita. Trata-se do baile tradicional mais antigo do interior alagoano na atualidade em at

Por ser a principal tradição da cidade, o baile da chita recebeu o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas.

O Baile da Chita, segundo a jornalista Fátima Almeida, está na alma dos paulojacintenses para sempre. “Exatamente aqueles que residem na cidade (localizada no vale do Paraíba, a 100 quilômetros de Maceió) e aqueles que um dia deixaram a família, o roçado, os amigos de infância e partiram em busca de oportunidades na cidade grande, cheios de saudade da vidinha vivida em Paulo Jacinto”, destacou.

O baile nasceu de um movimento da juventude paulojacintense, na década de 1950, com o objetivo de angariar fundos para a campanha de emancipação política do povoado que, à época, pertencia ao município de Quebrangulo.

Sucesso daquela década,  a música Rosinha de Propriá, de Humberto Teixeira, cantada por Luiz Gonzaga, ganhou versão de paródia para a mobilização dos jovens na luta pela emancipação, e virou tema do baile, até hoje tocada na abertura e no encerramento da festa.

Orquestra afinada, toca a partir das 23 horas

O evento fez sucesso, desde o primeiro momento. Virou referência. Até Luiz Gonzaga passou por lá. E mesmo com o passar dos anos e mudanças de hábitos, até hoje o Baile da Chita é capaz de lotar a cidade, unir gerações de paulojacintenses e atrair pessoas de vários cantos de Alagoas e de outros estados.

Este ano a expectativa é de que mais de 900 pessoas participem do grande baile. entre sócios e não sócios do Clube Recreativo e Cultural de Paulo Jacinto.

Paulo Jacinto e a tradição do baile da chita

“Trata-se de uma festa que orgulha o paulojacintense e teve seu reconhecimento pelo governo estadual, quando a reconheceu como partimônio imaterial de Alagoas. Temos que destacar todo o esforço da direção do Clube Social Recreativo Paulojacintense pela organização do baile tradicional, que resiste no interior alagoano há 66 anos. É sem dúvidas um orgulho para todos nós”, disse Renato Nascimento, integrante da direção do clube.

A cidade se enfeita para a festa