18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Blogueiro Allan dos Santos é considerado foragido após decreto de prisão

Ministro Alexandre Moraes determinou além a extradição do blogueiro que está nos EUA

Blogueiro Allan dos Santos é inserido na lista da Interpol como foragido

Com prisão decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o blogueiro fas “fake news”, Allan dos Santos, já é considerado um foragido da justiça.

O ministro determinou, nesta quinta-feira, 21, além da prisão preventiva a extradição do blogueiro bolsonarista. O processo foi encaminhado ao Ministério da Justiça. Allan dos Santos está inclusive com o visto de passaporte vencido nos Estados Unidos.

Moraes também determinou bloqueio de todas as contas bancárias vinculadas a Santos, além da proibição dos repasses de dinheiro das plataformas para os canais e contas dele.

O ministro ainda ordenou que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol, de forma a garantir que ele seja preso e volte para o Brasil. A embaixada dos EUA também foi acionada. A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a decisão do ministro.

Allan dos Santos é atualmente investigado no inquérito das fake news e ataques aos ministros do Supremo e no que investiga atos antidemocráticos. O bolsonarista deixou o país em julho, ao ser alvo de operações, com um visto de turista que estaria vencido desde fevereiro.

Nas últimas semanas, diversas redes sociais suspenderam as contas do blogueiro e do seu site, o Terça Livre, também por ordem de Moraes no inquérito das milícias digitais.