Por Dyego Barros
A semana é de decisão pela Copa do Brasil 2023. Entre hoje e amanhã, os quatro semifinalistas da competição mais democrática do país vão a campo para o início das sérias que definem quais equipes avançam à grande final da edição.
Nesta terça-feira (25), o Corinthians recebe o São Paulo em Itaquera, às 21:30, visando sair na frente na corrida pela classificação e assegurar a manutenção de um emblemático tabu: desde a inauguração da Neo Química Arena, o Timão jamais perdeu para o Tricolor no território Alvinegro. De lá para cá, os clubes paulistas já se enfrentaram no estádio que sediou a abertura da Copa do Mundo de 2014 dezessete vezes e os mandantes levaram a melhor em dez ocasiões.
Com Dorival Júnior em alta e Vanderlei Luxemburgo dividindo opiniões entre os torcedores, o Majestoso colocará frente a frente rivais em momentos opostos. Enquanto o clube de Parque São Jorge ainda busca um caminho e vem alternando inclusive o esquema tático nas partidas dos campeonatos que disputa, o time do Morumbi está em franca ascensão e chega para o confronto como favorito, após eliminar o Palmeiras de Abel de Ferreira na fase anterior.
Na quarta (26), será a vez de Grêmio e Flamengo duelarem em Porto Alegre. Do lado gremista, Luís Suárez é dúvida. Cobiçado pelo Inter Miami, do amigo dos tempos de Barcelona, Lionel Messi, o uruguaio parece estar de malas prontas para deixar o Brasil, mas o Imortal faz jogo duro e não aceita liberar o jogador sem uma grande compensação financeira. Já o rubro-negro carioca tem como desfalques certo o volante chileno Pulgar, entregue ao departamento médico, e Gerson, suspenso.