28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro ameaça: Se Brasil tiver voto eletrônico em 2022, vai ser a mesma coisa dos EUA

Presidente brasileiro insiste que Biden venceu por causa de fraude na disputa americana

Na contramão de outros governantes, que condenaram o episódio a insurgência de apoiadores de Donald Trump, no Congresso americano durante a homologação da vitória de Joe Biden nas Eleições, o presidente Brasileiro Jair Bolsonaro viu o ato de ontem como inspiração.

No dia seguinte à invasão do Congresso americano por vândalos, Bolsonaro disse nesta quinta-feira (7) que a falta de confiança nas eleições levou “a este problema que está acontecendo lá” e que, no Brasil, “se tivermos voto eletrônico” em 2022, “vai ser a mesma coisa”.

“Falta de confiança no voto. Então, lá, o pessoal votou e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente lá que votou três, quatro vezes, mortos que votaram. Foi uma festa lá. Ninguém pode negar isso daí. Então, a falta desta confiança levou a este problema que está acontecendo lá. E aqui no Brasil, se tivermos o voto eletrônico em 22, vai ser a mesma coisa”. Jair Bolsonaro, presidente.

Em 2020, Bolsonaro cogitou usar o Exército para fechar o STF e Congresso

Apoiando o deputado e líder do centrão Arthur Lira para a próxima presidência do Congresso, Bolsonaro espera ter um aliado na Câmara para colocar em votação, entre outros, um projeto para o voto impresso nas próximas eleições.

Ontem mesmo, o presidente brasileiro voltou a dizer que as eleições brasileiras de 2018, que ele mesmo ganhou, foram fraudadas. Isso porque ele acha que deveria ter ganho no primeiro turno.

“A minha foi fraudada. Eu tenho indício de fraude, era para eu ter ganhado no primeiro turno. Ninguém reclamou que foi votar no 13 e que a maquininha não respondia. Mas o contrario sim: quem votava no 17 aparecia o número 13 nas urnas, mas o contrário, ninguém que votava no 13 aparecia o número 17. Tinha uma colinha lá no numero 7. O pessoal fraudou as maquininhas, sabotou. Mas ninguém botou cola no número 13”. Jair Bolsonaro.

Claro, apesar de todas as evidências possíveis, Bolsonaro nunca as apresentou. Porque elas não existem. Assim como as de Trump. Em tempo: nos EUA o voto pelo correio existe desde o final do século XIX.

Sou ligado a Trump

Ainda enviuvado com a derrota de Donald Trump nas eleições americanas, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro demonstrou apoio e compreensão à invasão de apoiadores do republicano ao Capitólio, durante sessão que deveria ratificar o resultado da eleição presidencial de novembro.

“Eu acompanhei tudo. Você sabe que eu sou ligado ao Trump. Você sabe da minha resposta. Agora muita denúncia de fraude, muita denúncia de fraude. Eu falei isso um tempo atrás, a imprensa falou: “Sem provas o presidente Bolsonaro falou que foram fraudadas as eleições americanas”. Jair Bolsonaro, presidente.

O Brasil foi o último país integrante do G20 a reconhecer a vitória de Joe Biden nas eleições americanas. Bolsonaro parabenizou o presidente eleito nos EUA após 38 dias de sua eleição.