20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro, aos berros, joga para a claque e ataca lucros dolarizados da Petrobras

Em live, diz que lucro da empresa é “um estupro” e abusivo, como se o governo não tivesse nada com isso. Mas tem.

Bolsonaro ataca a Petrobras, empresa que o governo é o sócio majoritário

Aos gritos, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que os lucros registrados recentemente pela empresa são “um estupro”, beneficiam estrangeiros e quem paga a conta é a população brasileira.

Ele gritou como se não tivesse absolutamente nada com isso, mas tem. Foi o governo que institiu a política de preços dolarizada dos combustíveis no País.

Apesar dos berros, durante a live desta quinta-feira, 5, ele descartou interferir na companhia. Preferiu gritar à toa, fazendo o jogo conveniente para a sua claque de apoiadores em ano de eleição.

“Se tiver mais um aumento (nos preços dos combustíveis), pode quebrar o Brasil. E o pessoal da Petrobras não entende, ou não quer entender. A gente sabe que têm leis. Mas a gente apela para a Petrobras que não aumente os preços”, disse Bolsonaro.

Na estratégia de convencer seus apoiadores, disse que o lucro da estatal é “abusivo” e o classificou como “crime”. “Se aumentar de novo o preço dos combustíveis, o nome da Petrobras vai para a lama”, acrescentou.

Na verdade a Petrobras é uma estatal do governo brasileiro inflada de acionistas estrangeiros, mas o controle acionário é do Brasil que é o sócio majoritário.