18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro ataca governadores do Nordeste e faz apologia da liberação de armas

Ele comemorou o crescimento de 473% de registros de armas no País e prometeu 1 milhão de liberações a partir da reeleição

Liberação de armas no Brasil cresceu 473% e Bolsonaro promete um 1 milhão por cento

Em live na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou governadores que entraram na Justiça contra o projeto que limita a alíquota de ICMS em 17% para não perder arrecadação.

Com uma notícia na mão sobre o assunto, ele listou cada um dos estados e ressaltou que os governadores que se opuseram à decisão são de esquerda. “Foram 12 governadores que entraram na Justiça contra a redução. Sabe que a região do Nordeste comporta nove estados e esses nove governadores entraram na Justiça pra não diminuir.
Os governadores do Nordeste estão unidos contra você, contra o contribuinte, contra o trabalhador. Esse pessoal que diz que está ajudando o pobre é mentira, quer mais que o pobre se exploda. Os governadores que apoiam o PT estão contra a redução da gasolina”, declarou. Mais cedo, Bolsonaro esteve no Mato Grosso do Sul, onde fez passeio de moto com a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina na garupa.
Bolsonaro direcionou elogios ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por ter incentivado a aprovação do projeto, mas frisou que no Senado Federal foram os parlamentares do PT que fizeram oposição à solução trazida pelo governo. “Foi uma grande unanimidade (no Congresso Nacional), exceto alguns senadores do PT. Então, todos os senadores do PT votaram contra a redução do ICMS. É o partido que diz que é dos trabalhadores, está preocupado com os mais pobres, diz que o governo não faz nada. Hoje estão vendo a gasolina cair em média R$ 1 no Brasil todo. O PT foi contra isso”, criticou.

Ao lado do chefe do Executivo, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Saschida, fez um apelo para que os governadores apoiassem a decisão. “O governo abriu mão do PIS, Cofins e Cide, dos impostos federais na gasolina. Se todos os governadores ajudarem nesse momento tão difícil nós vamos reduzir em mais de R$ 1 o preço da gasolina”, pediu. Quero ressaltar que o governo está adotando uma solução estrutural e para o Brasil, por exemplo, estamos abaixando tributos, estamos respeitando os contratos, agentes privados. São menos impostos e mais dinheiro no bolso do consumidor”, explicou.

ARMAS

Durante a live, Bolsonaro comentou sobre o aumento de lojas de armas e clube de tiros no país. De acordo com dados apresentados pelo líder do Executivo, quando assumiu o cargo existia em torno de 1.650 estabelecimentos, agora tem 2.850, ou seja, subiu 70% esse tipo de comércio. Já os clubes de tiro passaram de 1.100 para 2.100, uma elevação de aproximadamente 90%. Ele não especificou a fonte dos dados. O pré-candidato à reeleição ainda comemorou o aumento dos registros de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC). O crescimento, de acordo com o Anuário de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, referente a 2021, foi de 473,6% de registros ativos de CAC, entre 2018 e 2022. “Estamos chegando a 700 mil de CACs no Brasil, com a reeleição vai chegar a 1 milhão de CACs no país”, disse.