27 de fevereiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro diz que o povo está vibrando com a liberação das armas

Presidente comemora recorde da venda de armas no Brasil

Bolsonaro comemora crescimento de 90% nas vendas de armas no País

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo, 14, que “o povo tá vibrando”, com a liberação das armas.

Ele se manifestou após questionamentos de jornalistas sobre os decretos que facilitam o acesso às armas no Brasil. Ele está em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde passa o feriado de carnaval.
Na sexta-feira, o governo federal alterou quatro decretos de 2019 que regulam a aquisição de armamento e munição por agentes de segurança e grupos de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs). As alterações flexibilizam os limites para compra e estoque de armas e cartuchos.
As novas medidas permitem que atiradores e caçadores registrados comprem até 60 e 30 armas, respectivamente, sem necessidade de autorização expressa do Exército e possam comprar até 2 mil recargas de cartucho de calibre restrito, que podem ser adquiridos por “desportistas” por ano.
Além disso, o decreto dispensa a necessidade de registro junto ao Exército dos comerciantes de armas de pressão (como armas de chumbinho).
“A medida desburocratiza procedimentos, aumenta clareza sobre regulamentação, reduz discricionariedade de autoridades e dá garantia de contraditório e ampla defesa”, diz o decreto, publicado na edição extra do Diário Oficial da União.
No sábado, 13, Bolsonaro havia postado nas redes sociais uma foto com arma para incentivar a população a adotar a prática.
Em conversa com apoiadores, Bolsonaro comemorou a alta procura por armas: “Nós batemos recorde o ano passado, em relação a 2019. Mais de 90% na venda de armas. Está pouco ainda, tem que aumentar mais. O cidadão de bem, há muito tempo, foi desarmado”.

One Comment

  • Avatar Edson

    Acredito que o cidadão de bem tem sim o direito de se defender com suas próprias mãos, então fica aí sim bem óbvio que é e será muito bom pra nós atiradores, caçadores e colecionadores como todos os cidadãos a aquisição de armas.

Comments are closed.