18 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro fica desconcertado com pesquisa interna para 2022: “Vou perder?”

Lula tem chances de vencer já no 1º turno, mas havendo 2º turno, Bolsonaro teria 38% e o petista 53%

O presidente Jair Bolsonaro não gostou dos números que recebeu de uma pesquisa própria, feita por bolsonaristas, com uma previsão do resultado das Eleições 2022.

“Eu vou perder”? Jair Bolsonaro.

O levantamento não foi tornado público e teve a encomenda de aliados do presidente, com a intenção de acalmar os ânimos e mostrar que os institutos estavam exagerando a favor de Lula. Na verdade, ela teve o efeito contrário.

O senador Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, tentou acalmar os ânimos e explicou ao presidente que é uma fotografia – que a realidade para as eleições ainda podem mudar. Mas, na visão da cúpula do Governo, a situação é delicada.

Ainda assim, para acalmar o presidente, disseram que o resultado era reversível.

Segundo fontes do DCM, o presidente cogitou até mesmo a usar sua tropa de choque das fake news para tomar alguma atitude. A cúpula do governo, no entanto, insiste que o momento é para moderar, não radicalizar.

Números

O DCM teve acesso a parte dos resultados da pesquisa interna encomendada pelos bolsonaristas. Nela, Bolsonaro aparece com 27% das intenções de voto e Lula com 39%.

O que mais preocupa no primeiro turno é o petista aparece no levantamento com 44% dos votos válidos, colocando medo dele vencer já no primeiro turno.

A coisa piora no segundo turno, em que Bolsonaro teria 38%, enquanto Lula saltaria para 53%. Além disso, a rejeição ao presidente, segundo os dados, é de 54%. Isso significa dizer que ele não tem voto suficiente para vencer, já que a maioria não votaria de jeito nenhum.