19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro ignora vitória de Joe Baden e Brasil se isola internacionalmente

Silêncio de Bolsonaro contrasta com o estilo dele até nas redes sociais

Bolsonaro fez campanha para Donald Trump

O presidente Jair Bolsonaro optou neste sábado pelo silêncio após a vitória do democrata Joe Biden na disputa pela Casa Branca contra Donald Trump. A postura do governo brasileiro deixou o país isolado no plano internacional.

Líderes mundiais trataram de parabenizar Biden, horas depois da vitória, seguindo o resultado projetado pela mídia americana em razão do triunfo de Biden no Estado da Pensilvânia. Mas,  nem o Palácio do Planalto nem o Ministério das Relações Exteriores se pronunciaram.

De acordo com fontes do Planalto, Bolsonaro reagiu com “tranquilidade” ao resultado e reforçou que vai esperar um “quadro concreto” para se pronunciar.

O comportamento de Bolsonaro segue recomendações de sua assessoria para o cenário de vitória com margem apertada de votos e a contestação judicial por parte do aliado, o republicano Donald Trump. Esse era o conselho dado ao presidente nesta hipótese. Havia uma preocupação de evitar o que poderia ser considerado uma precipitação na comunicação virtual.

O silêncio de Bolsonaro contrasta com o estilo do presidente, que costuma usar as redes sociais para rebater ou felicitar adversários. Foi o que ocorreu, por exemplo, em 30 de setembro, quando Biden fez críticas à preservação da Amazônia e ameaçou com sanções econômicas o governo brasileiro. Bolsonaro não demorou a responder ao democrata nas redes.

Ontem, embora não tenha reconhecido a vitória de Biden, o presidente brasileiro se manteve ativo nas redes sociais. Nos perfis oficiais, comentou o envio de militares em socorro ao apagão no Amapá. Fez, ainda, uma live surpresa nas redes. Durante a transmissão, que durou 30 minutos, além de ignorar a eleição americana, disse que não decidiu se vai tentar a reeleição em 2022, pediu a apoiadores para que não desperdicem o voto nas eleições para prefeito e vereador no país, marcadas para 15 de novembro, e lamentou que a América do Sul esteja sendo “pintada de vermelho”. Hoje, Luis Arce, apoiado pelo ex-presidente Evo Morales, toma posse como presidente da Bolívia.

“É um apelo que eu faço. Votem. O pior voto é aquele que é neutro, que é nulo, que é branco. O voto é muito importante. E vocês estão vendo as questões no mundo, como está a política no mundo”, disse Bolsonaro, que também pediu votos a candidatos alinhados a ele.

A reportagem entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores e o Palácio do Planalto sobre o resultado das eleições nos EUA, mas o governo não se pronunciou.

Já a militância bolsonarista seguia reproduzindo que há fraude no processo eleitoral dos Estados Unidos , o que não tem respaldo das autoridades americanas.

 

One Comment

  • Avatar Leandro Estrela de Oliveira

    O presidente Jair Bolsonaro é um maluco
    beleza, isso é um tonto.grande bosta ele é, aínda bem que eu não ajudei eleger esse idiota???????????????????

Comments are closed.