Se Lula (PT) bateu o recorde de Jair Bolsonaro (PL) no Flow, poucos dias depois o atual presidente retomou a posição de líder de audiência com entrevista no podcast Inteligência Ltda.
Durante pouco mais de três horas, na noite desta quinta-feira (20), o presidente aproveitou para mentir sobre vacinas e dados da pandemia de covid-19, minimizou a fome no país e chamou seu adversário na disputa pelo Planalto de, quem diria, “mitomaníaco”, uma pessoa compulsiva pela mentira.
Mentiras
Já de cara, ao falar da fome no Brasil, ele defender a política de programas de transferência de renda em sua gestão e afirmou que o Auxílio Brasil paga, em uma média diária, “o suficiente para comprar até dois quilos de frango”. Para ele, isso seria suficiente para justificar que não tenha fome no país.
“Tem gente passando fome? Tem, mas não justifica passar fome, porque você pode requerer… e com R$ 20 por dia, eu sei que não é muita coisa, mas você pode comprar dois quilos de frango no supermercado, que está, em média, R$ 10 o quilo”.
Ele ainda acusou Lula de inflar os números de famintos no Brasil, “Ele sempre fala que tem 30 milhões de pessoas passando fome”. No entanto, o dado de que 33 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave no Brasil não é de Lula, mas do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 elaborado pela Rede Penssan.
A campanha de Lula respondeu prontamente nas redes sociais:
“Agências de checagem mostram que Bolsonaro contou mais de 6.000 mentiras durante a sua presidência. Ele é famoso no mundo inteiro por ser um mentiroso. Essa é só mais uma na sua campanha infame e antidemocrática, para mascarar seu governo desastroso”.
Sobre a pandemia, Jair afirmou novamente não ter vacinas em 2020, mas empresas começaram oferecer para compra do governo brasileiro em maio de 2020, de acordo com o relatório final da CPI da Covid.
O documento aponta que houve atraso na compra de imunizantes, o que inviabilizou o início da vacinação do país já em dezembro, quando a primeira pessoa foi vacinada no mundo, no Reino Unido.
Questionando sobre a corrupção envolvendo a compra de imóveis com dinheiro vivo ao longo de 30 anos, ele nega a acusação. “Não foi dinheiro vivo, tenho certeza. Leva para o lado como se tivesse uma fábrica de dinheiro e manda para lá”.
Mais uma vez, de forma mentirosa, ele justificou haver uma confusão entre os termos dinheiro vivo e moeda corrente nas reportagens.
“Moeda corrente. Pode ser doc, pode ser até dinheiro vivo. Mas o que interessa? Tá no imposto de renda? Os meus estão. Os dos meus parentes? Acredito que sim”.
Números
Com pouco mais de uma hora de transmissão, o podcast contava com mais de 1,5 milhão de acessos simultâneos. Na última terça-feira (18), Lula havia registrado o recorde ao conceder entrevista no Flow Podcast, com 1,1 milhão de acessos —quase o dobro do programa com Bolsonaro no mesmo podcast em agosto.
Nas redes sociais, aliados políticos comemoraram o recorde desta noite. “Com cerca de 30 minutos de transmissão ao vivo, apenas no YouTube do Inteligência Ltda, o presidente Jair Bolsonaro já bateu mais de 1 milhão de espectadores ao vivo”, escreveu o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do chefe do Executivo.