27 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Bolsonaro não se decide sobre ir ou não ao debate da Band; Lula aguarda decisão

Petista condicionou ida a debates apenas com presença do atual presidente, que parece ter sentido entrevista de Lula no JN

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou hoje que deve comparecer ao debate presidencial organizado em conjunto pelo pool de veículos de mídia formado por Band, Folha de S.Paulo, TV Cultura e UOL, que será realizado no domingo, 28 de agosto.

Ele afirmou confiar em sua estratégia apesar de saber que será um “fuzilado” pelos demais candidatos. Isso horas após veículos cravarem a desistência do presidente nos debates. A informação foi divulgada no blog de Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Nos últimos dias, boatos que Bolsonaro iria participar do debate alimentavam a expectativa do encontro com seu principal adversário para a vaga no Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula

A informação da não ida de Bolsonaro ao debate veio depois do sucesso da entrevista de Lula ao Jornal Nacional na noite de ontem. De acordo com a pesquisa Quaest, o candidato teve a maior repercussão nas redes sociais, com 15 milhões de brasileiros alcançados por meio de postagens na internet.

Auxiliares de Bolsonaro dizem, no entanto, que a decisão não tem nada a ver com o bom desempenho de Lula na Globo, uma vez que a negativa “já estava definida há muito tempo”. Para um integrante da campanha do presidente, Bolsonaro “não precisa se expor” num debate com tantos candidatos.