29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Bolsonaro proíbe passaporte da vacina e Rede pede que STF adote

Passaporte foi solicitado pela Anvisa, mas Bolsonaro assumiu o negacionismo e vetou

Bolsonaro impede o passaporte da vacina no País

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pediu desde o inicio de novembro a instituição do passaporte da vacina para liberar a entrada de viajantes no País, mas o presidente Jair Bolsonaro desautorizou, assumindo o negacionismo ao imunizante.

O passaporte da vacina é criticado por seguidores de Bolsonaro que, assim como ele, consideram que quem tomar vai contrair a AIDS ou, no mínimo, virar jacaré.

Por isso mesmo presidente a Rede Sustentabilidade ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal (STF,  contra a decisão de Bolsonaro, no último 26 de novembro.

A Rede pede que o STF adote o chamado passaporte da vacina sugerido pela Anvisa. A legenda acusa Bolsonaro de omissão. O processo é relatado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

“A inércia trata-se, em verdade, de mais uma postura adotada pelo negacionismo e pela postura antivacina do governo do presidente Jair Messias Bolsonaro”, afirma o partido no pedido.

A tese da legenda é que, apesar de a Anvisa ser um órgão opinativo e os ministérios terem o poder de decidir, o governo tem sido omisso e o presidente, negacionista.

A expectativa de advogados da Rede é de uma movimentação do ministro no processo na próxima semana, seja para pedir mais informações, seja para colocar no plenário, seja para decidir liminarmente.

Outra vez – Neste sábado, 04, Bolsonaro voltou a sair às ruas de Brasília em motocioata. Como sempre sem máscaras, ao lado de apoiadores negacionistas.