O entorno de Jair Bolsonaro (PL) trabalha com um cronograma de que o julgamento do ex-presidente seja concluído em setembro e que, portanto, ele deva estar preso já em 2025. O julgamento da denúncia está marcado para o próximo dia 25 pela Primeira Turma do STF.
Diante disso, os aliados de Bolsonaro vão pressionar as instâncias do Congresso Nacional para anistiar todos os envolvidos na organização do golpe contra o Estado Brasileiro.
O próprio Jair Bolsonaro foi à imprensa criticar a “rapidez” para o julgamento da denúncia pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Bolsonaro, o julgamento foi marcado porque o seu nome está em primeiro lugar para as eleições de 2026. Disse que o inquérito está “cheio de problemas” e ainda assim passou a ter toda a celeridade da justiça.
Os crimes dos golpistas
Bolsonaro e os 33 indiciados vão responder por organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.