Por Dyego Barros
No primeiro dos dois amistosos agendados para o período de Data Fifa, o Brasil goleou a seleção de Guiné, por 4 a 1, com gols de Joelinton, Rodrygo, Éder Militão e Vinícius Júnior. Serhou Guirassy anotou o tento de honra dos africanos.
Disputado no estádio Cornellà-El Prat, da cidade de Barcelona, o duelo ficou marcado pelo posicionamento brasileiro de combate ao racismo. Atuando com um uniforme inteiramente preto, pela primeira vez na história, nos 45 minutos iniciais, a pentacampeã do mundo deixou seu recado aos espanhóis, manifestando apoio a Vinícius Júnior, depois da série de episódios racistas que envolveram o jogador do Real Madrid em La Liga.
O jogo
Após um início de partida truncado, a seleção brasileira inaugurou o marcador com o estreante Joelinton, que aproveitou a cobrança de falta de Rodrygo para balançar as redes, dentro da pequena área, quando eram jogados 27’ da etapa inicial. Apenas três minutos, Rodrygo ampliou o placar. Antes da ida aos vestiários, Guirassy descontou, de cabeça. No segundo tempo, Militão fez terceiro e, já nos minutos finais, Vini Júnior fechou a conta, cobrando pênalti sofrido por Maycon.
Amigo de Vini é vítima de racismo na chegada ao estádio
Embora a exibição da seleção canarinho neste sábado (17) tenha sido pautada por ações de combate ao racismo, mais um episódio lamentável aconteceu em solo espanhol, antes de a bola rolar. Um dos amigos de Vinícius Júnior, que integra o staff do atleta, acusou um segurança do estádio de abordá-lo de maneira truculenta, insinuando que o atacaria com uma banana. O momento foi flagrado pelo repórter do grupo Globo, Eric Faria.
Próximo compromisso
Na próxima terça-feira (20), será a vez do Brasil encarar Senagal, desta vez no estádio José Alvalade, em Lisboa.