19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Brasil recebe na terça-feira 3 milhões de doses da vacina Janssen dos EUA

O imunizante é aplicado em dose única com eficácia de 66% contra a Covid

Janssen chega no Brasil nesta terça-feira

O Brasil recebe nesta terça-feira, 15, 3 milhões de doses da vacina Janssen, que foram doadas pelo governo dos Estados Unidos, após a aprovação da  agência americana reguladora de medicamentos, a FDA.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da vacina da Janssen em 31 de março de 2021.

Em 15 de março de 2021, o país fechou um acordo no qual vai receber 38 milhões de doses desse imunizante, o único em uso no Brasil que será aplicado em dose única. A Johnson & Johnson anunciou que o imunizante teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves.
O que estava sendo discutido era o prazo atual de validade da vacina avalizado pela agência, de três meses. A proposta da empresa é ampliar para quatro meses e meio, que já foi aprovado pela FDA.

Excesso de doses

O governo dos Estados Unidos chegou a interromper o envio aos estados de novos embarques de vacinas da Janssen. A medida é um dos passos das agências federais para ajudar a limpar o estoque de doses não utilizadas antes que elas vençam.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA não enviarão o imunizante aos Estados, mas essa parada deve ser temporária, dizem as fontes. Autoridades de saúde em Maryland, Oklahoma, Arkansas, Michigan, Illinois e outros Estados afirmam que não têm conseguido encomendar mais doses da Janssen nas últimas semanas, mas alguns deles têm comentado que possuem estoque suficiente de vacinas. O imunizante da Janssen exige apenas uma dose.