25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

BRK leva autoridades e líderes comunitários às obras do Sistema Aviação

Visita guiada contou com a participação de 14 lideranças e 20 agentes públicos e teve como objetivo esclarecer dúvidas e mostrar o andamento dos serviços de recuperação da adutora

A convite da BRK, líderes comunitários, parlamentares e representantes de diversas instituições públicas de Alagoas estiveram, nesta sexta-feira (10), nas obras de recuperação da adutora do Sistema Aviação, na Área de Proteção Ambiental Catolé.

A visita guiada teve como propósito mostrar o andamento dos trabalhos, que seguem em ritmo acelerado, e informar sobre os investimentos que vêm sendo feitos pela empresa para a resolver a situação do sistema produtor, que é de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Ao todo, 14 líderes comunitários da parte alta de Maceió e 20 autoridades, entre vereadores e agentes públicos municipais e estaduais, participaram da ação, que foi acompanhada por representantes da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Procon Alagoas, Procon Maceió, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Centro de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar.

De acordo com o diretor operacional da BRK, Hebert Dantas, o momento foi de grande importância para esclarecer as dúvidas da população sobre a obra e mostrar, de perto, os esforços da empresa para que o sistema produtor volte a fornecer água em quantidade suficiente para a distribuição à população.

“A BRK é uma empresa que preza pela transparência e integridade das ações que desenvolve. Por isso, fizemos questão de trazer os representantes da sociedade para que conheçam o sistema produtor e entendam o que está sendo feito para resolver essa situação. Estamos trabalhando dia e noite em uma obra complexa, que exige uma série de etapas e investimentos”. Hebert Dantas.

A BRK, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, assumiu a engenharia e os investimentos da obra para que a situação emergencial seja solucionada com mais celeridade.

Orçada em R$ 1,8 milhão, a obra de recuperação da adutora é considerada de alta complexidade – a BRK construirá um novo segmento da tubulação de grande porte, que contornará o trecho danificado e será interligado na adutora já existente, em uma região de mata fechada e de difícil acesso.

A previsão é que todo o serviço seja concluído já no próximo dia 20, quando o abastecimento começará a ser normalizado gradativamente nos bairros.

Até que a situação seja normalizada, a BRK segue com o atendimento emergencial via caminhões-pipa. A empresa montou uma força-tarefa, que funciona todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, para o abastecimento diário das regiões mais sensíveis, afetadas diretamente pelo rompimento da adutora.

Além disso, a empresa intensificou o contato com as lideranças comunitárias da região atendida pelo Aviação, que contam com um canal direto de comunicação e uma equipe específica à disposição.

Os bairros atendidos pelo Sistema Aviação são: Cidade Universitária, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos, Conjunto Medeiros Neto, Conjunto Santa Maria, Eustáquio Gomes, Inocoop, Loteamento Esplanada, Loteamento Palmar, Loteamento São Caetano, Residencial do Vale, Rio Novo, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins.