23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Caixa libera saque calamidade para cidades de Alagoas atingidas por chuvas

Todas as agências dos municípios afetados passaram a abrir às 9h, uma hora mais cedo, para atender a população

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai liberar uma rodada de saque calamidade nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas regiões atingidas por enchentes no Estado de Alagoas.

Ao todo, 28 municípios foram afetados pelas chuvas, e neles, o banco abrirá agências mais cedo a partir desta segunda-feira, 4. O banco enviará ainda um caminhão-agência para a região.

As cidades abrangidas pelas medidas são: Atalaia, Branquinha, Cacimbinha, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Jundiá, Limoeiro, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Pilar, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luiz do Quitunde, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.

Leia mais: Chuvas deixam mais de 56 mil desabrigados e desalojados em Alagoas

O saque calamidade estará disponível para os moradores das cidades após decretos municipais que declarem o estado de calamidade, e também depois do reconhecimento pelo Ministério do Desenvolvimento Regional através de portaria.

Segundo o banco, o saque poderá ser feito de forma digital, através do aplicativo do FGTS. O valor máximo de retirada é de R$ 6.220, a depender do saldo na conta do trabalhador.

O banco também prestará auxílio técnico às prefeituras na delimitação das áreas afetadas pelas chuvas, e facilitará o fluxo de pedidos de indenização em apólices da Caixa Seguridade. Em conjuntos habitacionais, haverá pausa de até 90 dias no pagamento dos contratos de financiamento.

Atendimento

Desde ontem (4), todas as agências dos municípios afetados passaram a abrir às 9h, uma hora mais cedo, para atender a população. O caminhão-agência da Caixa está em deslocamento para a região afetada, com chegada prevista para amanhã (6).

A unidade móvel de atendimento funcionará das 8h às 16h, em endereço a ser divulgado oportunamente, prestando serviços essenciais à população.

O caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, tais como: atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil; atendimento aos beneficiários do Abono Salarial; pagamento do FGTS; concessão de crédito; auxílio na utilização de aplicativos do banco, como Caixa Tem e app do FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros. A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado na unidade.