20 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Câmara aprova PEC e servidores civis e militares ficam sem reajuste salarial até 2025

A PEC emergencial foi aprovada mantendo gatilhos de redução de gastos para União, Estados e municípios

PEC foi aprovada em primeiro turno na madrugada com apoio dos parlamentares do Centrão.

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10), em primeiro turno, o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que recria o auxílio emergencial a vulneráveis e institui mecanismos de ajuste nas despesas, como congelamento de salários de servidores, quando há elevado comprometimento das finanças de União, estados e municípios.

O sinal verde veio depois de o próprio presidente Jair Bolsonaro ter endossado, a contragosto do Ministério da Economia, uma tentativa de fatiar a PEC para deixar de fora parte das medidas duras. A investida acabou não vingando.

Leia mais: Agora de máscara e defendendo vacinas, Bolsonaro sentiu discurso de Lula

A estratégia de Bolsonaro naufragou após a equipe econômica e o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), terem entrado em campo para desarmar o movimento das forças de segurança, apoiadas pela bancada da bala. Os policiais queriam emplacar um dispositivo que os livrasse do alcance das medidas de congelamento de salários e progressões na carreira, mas foram barrados.

Com isso, o relator na Câmara, Daniel Freitas (PSC-SC), manteve a proposta já aprovada no Senado, com auxílio e mecanismos de contenção de despesas. O texto-base teve 341 votos a favor e 121 contra na Câmara – o governo precisava do apoio de 308 deputados para a aprovação. As discussões começaram na manhã da terça-feira, 9, e, com o movimento de obstrução da oposição, o texto somente foi aprovado à 1h30 desta quarta. Na manhã desta quarta, os deputados vão apreciar os destaques (propostas de mudanças no texto) e, depois disso, devem realizar o segundo turno de votação.

Na segunda-feira, 8, Bolsonaro chegou a dizer que três dispositivos poderiam ser retirados do texto e dar origem a uma PEC paralela. “Falei com o relator, que ele é o soberano, que ele poderia correr o risco de não aprovar se não mexesse em três artigos. Eram cinco, passamos para três buscando a negociação”, afirmou o presidente na ocasião. Embora não tenha dado detalhes, a declaração era um aceno aos policiais. O coordenador da bancada da bala, deputado Capitão Augusto (PL-SP), chegou a celebrar a sinalização. “Se não viesse a ordem de lá, não sei como seria. Agora, não sei como ele vai fazer”, disse.

Nesta terça-feira, 9, a equipe econômica entrou em campo para tentar reverter a articulação. Com os índices do mercado financeiro em deterioração (com disparada do dólar e dos juros, além de queda na Bolsa de Valores), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou de reunião com lideranças na residência oficial de Lira para discutir o tema. Após uma tramitação marcada por sobressaltos e tentativas de drible na equipe econômica, Campos Neto alertou para os riscos de uma flexibilização ainda maior nas contrapartidas fiscais da PEC, consideradas essenciais pela equipe econômica para demonstrar “compromisso do país” com o equilíbrio das contas e evitar a disparada da inflação e dos juros.

Arthur Lira e Paulo Guedes atuaram contra os reajustes salariais

O texto da PEC autoriza o governo a conceder uma nova rodada do auxílio emergencial, limitada a R$ 44 bilhões, e cria dois novos marcos fiscais: a emergência fiscal, quando a despesa elevada pressiona as finanças de União, estados e municípios, e a calamidade nacional, quando há situações como a pandemia de covid-19. Em ambas, são acionados gatilhos para contenção de gastos com salários de servidores, criação de cargos e subsídios. Apenas no caso de Estados e municípios é que as medidas duras são opcionais.

A emergência fiscal ocorre quando as despesas correntes de estados e municípios superam 95% de suas receitas correntes. No caso da União, a proporção da despesa obrigatória precisa ser superior a 95% do gasto total.

Os gatilhos do governo federal só devem ser acionados entre 2024 e 2025, segundo previsão do Tesouro Nacional. Isso coloca o ajuste em um cenário ainda longínquo para o governo Bolsonaro, o que despertou críticas entre economistas que consideram urgente um corte mais agressivo nas despesas.

Após a advertência feita pelo presidente do BC, Lira e o relator da PEC foram até o Palácio do Planalto. Segundo apurou o Broadcast Político, o presidente da Câmara pediu a Bolsonaro que abortasse a operação para desidratar a PEC. Lira ainda orientou parlamentares do Centrão a votarem a favor do texto do relator e contra eventuais alterações propostas em plenário.

Traição – O desfecho despertou a ira dos policiais, que acusaram o governo de “traição” e de tratá-los com “desprezo” depois de esses grupos terem servido de base de sustentação inclusive durante a campanha de Bolsonaro em 2018. A União dos Policiais do Brasil (UPB), formada por 24 entidades da classe, prometeu manifestações e paralisações no País. “Os policiais estão extremamente irritados com a forma como estão ocorrendo as reformas”, disse o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva. “(Bolsonaro) Usou a bandeira dos policiais na eleição, mas nas reformas eles não estão sendo levados em conta.”

 

151 Comments

  • Avatar Marcos Fontes

    Leiam direitinho para verem de quem é a culpa, essa Câmara dos Deputados não ajuda em nada o país, querem retirar do servidor público que alcançou com êxito e esforço o seu trabalho, mas os deputados de lá entraram com seus esquemas, nunca fizeram prova e se acham no direito de mexer no que é nosso, é lamentável, mas nos ainda vamos virar esse jogo.

  • Avatar Altemir

    Eu só gostaria de saber se os salários dos parlamentares também serão congelados e se serão reduzidos ? Porque se reduzissem em 50% ainda assim estaria de bom tamanho. Mas como sei que no Brasil isso é utopia. Fica aqui o meu lamento.
    Presidente Bolsonaro cadê a sua canetada em favor dos militares brasileiros? O sapo barbudo tá de volta infelizmente.

  • Avatar Anselmo

    Esses políticos são o podridão do sistema. Aprovaram alguma PEC em que suas regalias e salários fossem diminuídos?

  • Avatar Cristiano

    Se Deus permitir Lula na cadeia em dois mil e vinte dois, sou Militar mas sou Bolsonaro até morrer. #bolsonaro2022

  • Avatar Marco

    E a Reforma política, quando irá acontecer, só os trabalhadores pagam por incompetência desses políticos safados. Tudo aumento , só o salário dos servidores congelados, daqui a pouco o salário não dará de pagar nem três pacotes de arroz, temos que mudar isso em 2022.

  • Avatar Edson Lourenço dos Santos

    Prefiro Bolsonaro em 2022, do que ter que aturar quem acabou o Brasil durante quase 15 anos. Se está conseguindo tocar o Brasil mesmo com todas as dificuldades isso deve-se a sua honestidade e de sua equipe, detesto ladrões.

  • Avatar kleber

    Sou servidor público a 16 anos e posso dizer: a minha vaga conquistei com suor, esforço e dedicação. Mais uma vez estão jogando pra cima do serviço pública a culpa dos políticos. Agora pergunto: Por que não faz essas coisas com todos os ganhos dos políticos, que ganham tanto o que ganham e não há um desconto sequer. Bom demais ganhar além do salário, diversas benesses, que somados não se tem mais nem a conta, e ainda por cima, não ter que prestar contas…A CULPA NÃO É DO SERVIDOR PÚBLICO! ACORDA BRASIL!

  • Avatar Lívia

    É de doer a falta de conhecimento histórico! O Brasil cresceu e teve qualidade de vida em todas as esferas! É “cuspir no prato que comeu”. Provem as corrupções do presidente Lula!! Apenas uma!! Busquem informações sobre a Petrobrás e verso o maior rombo da história em 1989! Pesquisem sobre a Petrobrás no período Lula e depois escrevam com convicção. Falar, xingar, ofender, fake news, aliás, esse é o lema grotesco desse desgoverno!! O povo está tão baixo, tão ignorante, tão infame e só pode estar assim porque tem um espelho que se reconhecem #forabolsonaro #foramilicia #Lulaparasempre.

  • Avatar Jj

    Os profissionais de saúde que estão na linha de frente salvando vida e morrendo… olha o pagamento e reconhecimento… bando de cobra e traíra… esse é o nosso pagamento… Temos que fazer greve, a SAÚDE INTEIRA POR 6 HORAS…. AI QUERO VER…

  • Avatar Carlos Oliveira

    Se for pensar como os policiais, que acham que tem todo o poder e nunca resolveram as nossas principais questões, como 60 mil assassinatos TODOS os anos corruptos mal investigados e soltos como MORP , PROCURADORES E OD fizeram com Lula e outros, OA PROFESSORES, OS DA SAUDE também MERECEM

  • Avatar Carlos Oliveira

    Sou funcionário Público Federal há mais de 40 anos. Lula me deu o maior aumento em 2008 MAS ODEIO o que ele fez CONTRA o nosso País.
    Apoio totalmente Bolsonaro!
    Penso mais no futuro de meus filhos e netos NÃO EM MIM MESMO, sem aumento salarial igual a todos os civis!

  • Avatar José Wilson da Silva Abreu

    O que EU acho,..é que está certo, senão estaríamos daqui um ANO sem salário,..podem crer,..

  • Avatar Mariza Ribeiro Toledo

    Bolsonaro queria tirar fora da PEC funcionários públicos civis e militares, não conseguiu porque a equipe econômica da própria Câmara não concordou. Prestem atenção, não foi Bolsonaro, foram os deputados. Povo parece não entender como funcionam as coisas no congresso. Tudo querem culpar o presidente.

  • Avatar Eudes Soares da Silva

    Tem que mudar o sistema de governo, de presidencialista, para monarquia. É a melhor saída. Nossa democracia e uma farsa, Ela não existe. O sistema de governo brasileiro é uma oligarquia, igual no começo da República, não mudou nada. Está pior. No começo o escravo era somente negro. Hoje, a cor não é mais uma variável para definir escravidão. Hoje dia, tem escravo de todas as cores. Então…,

  • Avatar Mariano

    Paulo e Bolsonaro e todo deputado dessa ADM, serão votados em massa pelo funcionalismo público em 2022. Mundo da voltas

  • Avatar Esdras Abrahão da Silva

    Lamentável, agora os esquedopatas estão com a faca nos funcionários civis e militares. Lamento profundamente a omissão dos que prometeram em campanha apoiar as forças de segurança.

  • Avatar AAC

    Bolsonaro provou que é fraco entrou no governo com apoio de todos, só pensa em defender sua família, e um um cara sem palavra, não cumpre nada sua palavra e m…é a mesma coisa policiais agentes de saúde e seus familiares que votarem nessa anomalia novamente é porque não tem vergonha na cara ou sofrem da síndrome de Estocolmo.

  • Avatar Jose Martinez

    A desgraça financeira que esses governadores pilantras, junto com essa esquerda nojenta, vão colocar o país ruma crise incontornável, tudo isso para a volta da esquerda e do Ladrão de 9 dedos. Se preparem policiais, vcs vão ser os primeiros a tomar tiro das milícias do foro de São Paulo, não acreditem no PT, eles querem mliico no paredão!

  • Avatar Edlene

    O Brasil é uma vergonha, o trabalhador é sempre o punido, enquanto parasitas e fanfarrões zombam da nossa cara. Oferece emprego pra ver quantos querem. É revoltante! De igual maneira também é revoltante a quantidade de auxílio que esses políticos têm, eles não pagam NADA! tudo é auxílio.

  • Avatar Alailson

    Sou Policial Militar do ES, desde 2015 sem reajuste da inflacao e a esperanca de mudancas foram jogadas no lixo, jamais imaginei que Bolsonaro fosse tao canalha, deixar a banana no colo dos profissionais que trabalham no front do combate da covid, enquanto as mamatas do legislativo e os autos salario do judiciario permanecem com todas as regalias, esse senhor que nao tomou providencias para compra de vacinas que torceu contra a coronavac qier que nos paguemos a conta da sua incompetencia mas pode ter certeza vai morrer na praia em 2022, nao ganha nem pra Sindico safado e traidor

  • Avatar Oliver

    Só não vamos esquecer que o Presidente não decide nada, pois quem atualmente (des)governa o País é o Congresso (deputados) e o STF.

  • Avatar Augusto Lins

    PRESIDENTEZINHO MEDÍOCRE, TRAÍRA, BOZO DOS INFERNO, QUERO MAIS QUE VC VÁ A MERDA, NUNCA MAIS TERÁ MEU VOTO SEU BOSTA, VAGABUNDO, PILANTRA, APROVEITADOR, VERME, HIPÓCRITA. MENTIROSO SAFADO.

  • Avatar Augusto Lins

    Esse presidente é um verdadeiro BOSTA, nunca mais na vida terá vc um voto meu esse FDP. Fudeu com os militares das forças armadas,vê agora terminou de fuder com os militares estaduais. Vai a merda presidente de BOSTA.

  • Avatar Silver pm

    Militares uma pinóia, são os praças militares q foram prejudicado com essa política mentira desse governo e a corja dos deputados e STF, quem disse q oficiais se importam com os praças, nunca vi, não vai um capitão oficial q iria né, bobo fomos nós de acreditar num oficial q acreditamos q iria nos ajudar, pura bucha.

  • Avatar Kleber de Souza Garcia

    Poque eles não diminuam os salários dos Ministros, Deputados e Senadores ou então pelo menos tirem os milhões de vantagens que esses inúteis tem e não fazem nada pelo no País ai eles não querem mexer nós seus bolsos como se fiz Pimenta no dos outro são refresco…

  • Avatar José Monson Tiossi

    Lendo as manifestações cheguei a conclusão de que os políticos são muito mais capiciosos do que imaginávamos, pois conseguem confundir os eleitores ao ponto de embaralhar nossas motivações e idealismo quando agem com sórdidas perspicácia incitando nossos mais valiosos sentimentos patrioticos a desistirmos desse nosso BRASIL, mas convoco todos os cidadãos de bem a continuarem acompanhando esses movimentos covardes como esse que aprovou a PEC questão. Não existe outra alternativa a não ser nossa inteligência sadia com propósitos definidos para que alcancemos nossos objetivos, não desanimem estamos todos no mesmo barco.

  • Avatar Daniel Cesar Rodrigues

    Fomos traídos!!!
    Reforma nos salários deles, não fazem: STF, STJ, SENADO, CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS, GOVERNADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS, PREFEITOS, VEREADORES, DESEMBARGADORES, JUÍZES, PROMOTORES…ETC….
    MEXAM AÍ, POR ISSO O PAIS ESTÁ SANGRANDO, vc sugam os trabalhadores. canalhas!!!!!

  • Avatar Albert

    Se é pra cortar gastos, por quê não começam pelos salários dos deputados, senadores, incluindo regalias, verbas de gabinete e assessores?

  • Avatar João Luiz GCM-SP

    O Bolsonaro traidor não quer saber de polícia Cívil, militar, PRF, PF, Guarda Cívil, agentes penitenciário porra nenhuma, fomos traídos, grande fanfarrão esse Presidente, apostamos todas as fichas nele, e olha como está conduzindo o país, e desvalorizando todos o funcionalismo que está de frente pro covid……sabe o Alibaba e os 49 ladrões?
    Está dando sdd dele, infelizmente é isso!.
    Trabalhei 20 anos pra ter direito a sexta parte e ao quarto quinquênio, e o que ganhei?
    Tirou um direito meu que está na lei….vai congelar os salários do seu alto escalão safado!.

  • Avatar JOSE AUGUSTO

    ENTENDAM UMA UMA COISA, O MUNDO QUE E ESSE SISTEMA PERVERSO O QUAL NOS ESCRAVIZA, CAMINHA PARA A SUA PROPRIA DESTRUICAO, ELE PRECISA CAIR, TODO ESSE SISTEMA VAI RUIR, E COMECOU PELOS PEQUENOS EMPRESARIADOS, MAS NAO SE ENGANE, VAI CHEGAR AOS GRANDES E MEGAS EMPRESAS, ISSO E SO UMA QUESTAO DE TEMPO. ENTENDAM, CRISTO ESTA VOLTANDO, E TUDO PRECISA SER RENOVADO EM TUDO. O CAUS E INEVITAVEL. AINDA NAO SE VIU O PIOR QUE ESTA POR VIR, QUE SERA A QUEDA DA GRANDE BABILONIA BIBLICA DOS ULTIMOS DIAD DESSE SISTEMA OS QUAIS, JA ESTAMOS VIVENDO, QUE E OS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, O EPICENTRO ECONOMICO DO MUNDO, QUE QUANDO RUIR, VAI LEVAR AO MUNDO A RUINA FINANCEIRA, POIS TUDO GIRA EM TORNO DELES, SERA COMO EFEITO CASCATA, DOMINO, AI VAMOS VE A COISA FEIA DE VERDADE, E QUE VIRA A QUALQUER MOMENTO, COM O ATAQUE NUCLEAR QUE A AMERICA VAI SOFRER DOS SEUS INIMIGOS, PODE ESPERAR PORQUE VAI ACONTECER. TUDO QUE ESTA ACONTECENDO TEM DE ACONTECER. COMO JA DISSE CRISTO ESTA VOLTANDO E ELE E RENOVACAO, E PARA QUE TUDE SE RENOVE, COM A NOVA TERRA QUE JA VAI SER RECRIADA, O VELHO MUNDO, ESSE VELHO SISTEMA TEM TER UM FIM, E E PARA QUE ESTA CAMINHANDO. ENTENDAM, PORQUE ESSAS COISAS ESTAO ACONTECENDO E TEM DE ACONTECER MESMO.

  • Avatar Valcimar Amorim

    Espero que algum dia possamos ler e entender a Constituição Federal. Só assim, não aconteceriam: eu sou a Constituição; é só uma gripezinha; eu que mando no país, dentre outras!

  • Avatar ROBERTO Soares Pinto

    Todos estão entrando na conversa da esquerda e culpando o Presidente,o que tá faltando é irmos todos para a porta do congresso e exigir que eles correm a própria carne reduzindo seus salários,pago cerca de 30%do meu salário entre contribuição previdenciária e imposto de renda e esses ministros do STJ ,deputados e senadores não pagam nada disse,acho que passou da hora de rever isso aí,eles que fizeram mudanças na pec e votaram,não adianta culpar o Presidente,pois estarão entrando no jogo da esquerda e isso é tudo que eles querem!#BOLSONARO2022!

  • Avatar David Costa

    COM TUDO ISSO NUNCA VÃO MEXER EM SEUS SALÁRIOS E AJUDAS ABSURDAS?
    AUXÍLIOS MORADIAS, GENTE PRÁ AJEITAR A TOGA, ETC, ETC? SEMPRE VAI SOBRAR SÓ PARA OS MAIS SOFRIDOS? E OS AUMENTOS PARA GOVERNADORES E ASSEMBLÉIAS FICARÃO SEMPRE INTOCÁVEIS?

  • Avatar Antonio Gomes de Brito

    CANALHAS. A primeira coisa após serem eleitos, é enfiar no nosso RABO e no RABO deles NADA. Não questiono não ser dado aumento salarial a quem quer q sejas, em tempo de crise. Mad pq nunca mexem com eles,, no RABO deles nada, é só no nosso. CANALHAS.

  • Avatar MARIA DE NAZARE FREITAS COSTA

    Se e para conter gastos porq nao corta os plantoes covid. Tem funcionario q ganha sem ao menos ter contato com o paciente. Enqunto outros q tem nao ganham. Ate hoje fui uma servidora responsavel mas da muita vontade de deixar de ser

  • Avatar Fabio

    Estamos partindo para o lado errado devemos brigar para cortar os privilégios do legislativo e só judiciário em todas as esferas ….

    Aí sim sobra verba …e não bater cabeça falando que o governo traiu….

  • Avatar C.A.M

    A esquerda faz a festa pra derrubar o presidente! Só ladrão faz a festa, e quem é burro cai na estratégia e vira massa de manobra. A esquerda são uns parasitas que querem a teta gorda do estado de volta. Só um imbecil cai nessa de que “o presidente traiu seus eleitores” pois essa é a propaganda do dia. Mas quem aprovou a pec???Foram os deputados covardes de sempre que estão ajudando os Supremos a arrebentar com a população. E tão fazendo isso desde que o Bolsonaro assumiu! Só quem tem memória de galinha pra não sacar o que tão fazendo.

  • Avatar Neilson Almeida Ribeiro

    Deputado André janone. E o prefeito de colatina venham socorrer o país já não aguentamos mas.

  • Avatar Gilmar Guilherme Diehl

    A pergunta é…
    Qual o funcionário publico que teve aumento de salario nos ultimos 6 anos…
    Os governantes so sabem dizer que temos que dar graças a Deus por receber o salário…

  • Avatar Cabio

    Já estou arrependido de ter votado nesse presidente,que prometeu fundos e mundo e a única coisa que fez até agora foi congelar salários dos policiais,porque não tira do bolso deles e daqueles bando de FDP do senado dep estadual, ministros?
    Ao invés disso não temos aumentou e todo dia aumenta a desgraça do gás da gasolina arroz e por aí vai… políticos e tudo uma tava de FDP,o STF vaga e anda para ele.

  • Avatar Maristela

    Muito bem srs, nossis salários estão defasados há anos, os de vcs, a!! Neste não se nexe, né, vcs são elite, e nós um monte de m…., Além disso tiram da nossa previdência (mísera) imposto de renda e previdência, alguém já imaginou trabalhar mais de 30 snis, pagar este tempo todo PREVIDÊNCIA, e qdo precisa fela vem um monte de descontos, pw vcs não tiram o dinheiro do gordo salário q recebem🤮🤮🤮🤬🤬🤬🤬

  • Avatar IEDA COELHO DE ANDRADE

    O que está havendo, Senhores? Estamos sem reajustes há anos! O que há? Nos usaram? Pensei que havíamos conquistado um aliado à HONRA,à FAMÍLIA, à ORDEM…Deus dos céus, o o está havendo? Quem são vocês? Por que querem destruir nosso PAÍS? POR QUÊ?

  • Avatar Fernando mike

    Congelar os preços dos alimentos, dos combustíveis, do gás de cozinha, ninguém fala em congelar.

  • Avatar Dalva Matos Peres

    Sou servidora da saúde do município aqui do MT,estamos sem reajustes desde 2012,estamos vivendo quase mendigando,porquê o salário não dá para pagar as contas mensais,aqui a saúde sofre mto,entra prefeito,sai prefeito,a coisa é a mesma,nosso país foi roubado,ainda querem o retorno dos mesmo para transformar o Brasil em uma Venezuela,Bolívia,Cuba,mto triste isso,espero que o povo acorde e tome as rédeas de tdo isso,tdo que o governo atual faz reclamam,ele foi engessado pelo STF e congresso nacional,triste realidade.

  • Avatar Júlia

    Votei no bolssonario mais infelizmente não tá fazendo nada pelo policias gasolina e subindo carne na mesa do pobre tá escasso bolssonario não faz nada para impedir os policias anos sem reajuste tem que ter outro opção de presidente porgue se não estamos perdidos estamos pedindo Socorro

  • Avatar Cristiane Marques

    Só sabem tirar dinheiro do funcionalismo público, revoltante. Tira do salário astronômico de vcs cambada!

  • Avatar GILMAR BARROS DA SILVA

    Sou funcionário público da UFS a muitos anos sem aumento. Salarial vcs sempre aumenta o de vcs esquece do nosso .Parabéns aí eu digo mordomia

  • Avatar Roberto Magalhães

    Sou militar das forças armadas RM1, estamos no mesmo barco de todos vocês, funcionários públicos federais , civis, Estaduais e municipais.
    E a muito tempo estamos sem reajustes salariais, inclusive 28,86% da época de Collor, e infelizmente não podemos fazer greve, se não pararia o Brasil Literalmente.

  • Avatar ICD 2009

    Estivemos trabalhando normalmente todo esse período de pandemia. Hoje, levantei as 03 da madrugada e as 04:30 eu já estava num lamaçal até a cintura, as 07:00 logramos êxito prender um estuprador com m mandado em aberto. Agora, eu vejo esse presente que recebo do governo que dizia valorizar os profissionais de segurança. Eu desisto! Sugiro que todos mantenhamos o nosso senso crítico, eles não estão resolvendo nada e nós não temos nenhum tipo de sustentação para trabalhar.

  • Avatar GILMAR BARROS DA SILVA

    Já estamos a muitos anos sem alimento salarial .vc deputados faz o próprio alimento nas caladas .funcionário público para vcs não vale nada. Só na urna

  • Avatar Elvis

    Esperava mais do governo federal em favor dos policiais! Estamos ao fim do mandato, salários, monopólio da Taurus, entre outros……

  • Avatar Marcelo

    Entre a cruz e a espada, a esquerda não gosta de polícia e os neoliberais só lembra da polícia quando é conveniente. Policiais não votem em empresários e neoliberais, enquanto esse pessoal estiver no poder os policiais não vão ter nada, pois a polícia é parte do Estado tão demonizado por eles.

  • Avatar Aparecido

    Quem ganhou os 18 milhões com o vazamento das informações da Petrobras?
    Quem foi o favorecido com a desvalorização das ações da Petrobras. Já caiu no esquecimento?

  • Avatar GENIVALDO ALMEIDA

    José Carlos Fernandes, desculpa,mas a palavra CAPITÃO, não escreve desse jeito que vossa excelência escreveu, rsrsrs

  • Avatar Genivaldo Almeida

    Quem disse que lula não gosta de policiais tá totalmente errado,no governo dele tivemos inúmeras vantagens, bolsa formação, inúmeras anistia por greves no país todo,fomos traídos por BOZO

  • Avatar Catarina

    Infelizmente é este Presidênte que temos no Brasil, arrocha os pobres e beneficia mais ainda a elite. Assim tbm aconteceu com Militares e Pensionistas das FFAA, bolsonaro,defesa e Senado fizeram um acordo para a revisão da lei 13954 apenas com o interesse na aprovação do PL 1645. De lá para cá nos ignoram totalmente

  • Penso que a contribuição ao pais nao deve ser exclusiva dos servidores publicos, mas deve ser estendida ao Poder Judiciário e Poder Legislativo, pois ate o momento nao houve nenhuma restrição salarial a esses dois poderes, posto que em ambos os poderes os salarios sao corrigidos anualmente com base no salario de ministro do Supremo. Agora vejamos, os salarios desses poderes assim como do executivos sao pagos com dinheiro que compõem o orcamento, logo se a responsabidade do controle de gastos ficar sobre o executivo, os demais poderes desfrutaram de reajustes e ou reposição inflacionaria, enquanto o poder executivo ficara com o fardo de controlar as contas publicas. Se a responsabidade for compartilhada os sacrifícios serao menores porque serao divididos por todos ao invés de mais uma vez os integrantes do executivo pagarem a conta sozinhos. Nao se deve esquecer que os salarios em todos os poderes sao pagos pelos impostos arrecadados, assim o que justifica os poderes legislativo e judiciário nao estarem incluídos nessa PEC? A CONSTITUICAO BRASILEIRA É CLARA EM AFIRMAR QUE TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI. Deste modo penso ser inconstitucional impor a respinsabidade apenas sobre os ombros do funcionalismo do executivo.
    Outro ponto importante que precisa ser destacado, se refere ao termo ” Emergencia Fiscal, posto que qualquer chefe de executivo, seja federal, estadual ou municipal, que venha a gasyar mais que o permitido podera invocar esse dispositivo e deixar os funcionarios indefinidamente com seus salarios sem correcao, o que causará perdas irreparáveis aos funcionários enquanto as contas publicas nao fossem equilibradas assim, vejo que a ausencia de penalização e responsabilização civil e penal aos chefes do executivo, que colocassem por seus atos, as finanças publicas em desequilíbrio, seria instrumento hábil a garantir que nao haveria abusos na invocação desse dispositivo e, assim garantir-se-ia que seria uma exceção, evitando abusos.

  • Avatar Celso Alberto Miguel

    Agora a miséria está instituída pela Câmara, nós Policias de São Paulo, depois de 7 anos sem aumento ganhamos mais 4 anos pra morres à mingua. Ja rasguei e caguei no meu título de eleitor pra que não votar em mais nenhum Filha da puta de Políticos.

  • Avatar Marcio Dantas

    É só os policiais pararem as atividades, como aconteceu no ES e deixarem o caos se instalar. Todo mundo viu o lado mais selvagem dos humanos ficar em evidência no ES com saques e homicídios…é isso que o governo quer?

  • Avatar Sandoval

    Botei em Bolsonaro, defendi inúmeras vezes, mas agora vou rever minhas atitudes,confiar em quem? Lulas, jamais.

  • Avatar Meidsom

    Parece piada,Lula o maior corrupto do país ajeitar a Merda que ele próprio criou. Na cara vc é um deles. Com 80 anos de idade se não teve pulso para governar a 15anos agora vai ser puxado pela fralda geriatrica

  • Avatar Charles

    Lula não gosta de Polícia, evidente pois esse tipo de gente não se une com Polícia. Bolsonaro levou a bandeira dos Policias nas campanhas e agora faz isso com os policiais, só nos resta pedir a Deus que se apresente outro candidato em 2022 que seja home honeste e de palavra…

  • Avatar Meidsom

    Parece piada,Lula o maior corrupto do país ajeitar a Mara que ele próprio criou. Na cara vc é um deles. Com 80 anos de idade se não teve pulso para governar a 15anos agora vai ser puxado pela fralda geriatrica

  • Avatar Silvano

    Se o bolsonaro não serve vamos torcer que apareça alguém para 2022, não pense os adoradores do ladrão de 9 dedos que ele ganha novamente, se for bolsonaro será qualquer um que não seja do balaio da esquerda.

  • Avatar Silvano

    Se o bolsonaro não vamos torcer que apareça alguém para 2022, não pense os adoradores do ladrão de 9 dedos que ele ganha novamente, se for bolsonaro será qualquer um que não seja do balaio da esquerda.

  • Avatar FATIMA MARISSUE MARTINS RODRIGUES

    Na verdade, Lula e Bolsonaro demonstraram que são a mesma coisa, inccompetentes. Lula e PT desmantelou, lesou e desqualificouo acervo cientifico do Brasil, deixou um sistema de saude fragilizado similar a outros paiese de terceiro mundo. Bolsonaro não atuou mutio diferente, ao não saber lidar com os resqupicios da administração PT, preocupando-se apenas com politicagem, São parceiros na incompetência e desgoverno.

  • Avatar Paulo

    Até agora Bozo não fez nada por ninguém. Até às prioridades da vacina ele resolveu favorecer os presos ao invés dos policiais. Lula 2022.

  • Avatar Gilson Ramires

    O pior presidente da história brasileira desmontou o Brasil além de de mentiroso traíra é de uma incompetência descomunal

  • Avatar Paulo

    Veja o quanto estagnado está os salários dos policiais e veja qual governo mais beneficiou essa classe.

  • Avatar Wagner

    Era de se esperar. Com esses lixos no Congresso e na Presidência da República, só estão preocupados com o desvio de verbas para eles.

  • Avatar Adeildo

    No primeiro momento somos massacrados pelos Governos Estaduais, que a anos não temos reajuste nem inflacionarios, não temos Subsídios, não temos a onde recorrer, fomos a base da eleição Presidencial e agora por sermos a base, estamos sendo massacrados; Sr. Presidente olhe um pouco para sua Base, com essa PEC, só temos perdas e mais perdas. Lamentável.

  • Avatar Inaldo pereira

    Precisamos um olhar melhor para os policiais militares dos estados ,inclusivei,os inativos por que quando vamos para reserva perdemos 45%dos nossos vencimentos….e so questao de tempo os agentes de segurança mobilizaçao nacional

  • Avatar Renato Rocha

    Bolsonaro foi uma negação nacional. E o pior que no Brasil não há um politico de carater para a próxima eleição.

  • Avatar brasileiros

    Eu fico triste não pela questão dos militares , civis, saúde e educação, que ficamos sem aumento.
    Mas pelo fato de o judiciário, o legislativo não entrarem no barco!
    Como pode estamos numa pandemia e o judiciário e o legislativo podem ter aumento, mas os militares, civis, saúde e educação não.
    Ou dá aumento salarial para todos ou para nenhum.
    Agora eu tô para ver algum político conseguir tirar as regalias desse judiciário e desse legislativo, aí eu digo esse é rochedo, enquanto isso entre esses lixos que tão aí e Bolsonaro, tô com Bolsonaro até 2026!
    #LulaNaCadeia

  • Avatar Sam

    Não há diferença, políticos são políticos, só pensam no seu e o povo que se dane, quem acreditou, como eu, que Bolsonaro seria a solução se lascou, não há solução para este país de ladrões, pode correr para onde quiser, eles sempre estarão lá.

  • Avatar Francisca Lemos

    Uma vergonhosa decisão uma decepção a tda classe Militar sinto em dizer mas infelizmente os militares estão sendo prejudicado a longo de tantos governo governos corrupto, é agora Cap.vossa excelência não tem feito nada pela classe uma palavra q define tdo isto,decepção…

  • Avatar EDIVALDO FERREIRA

    Vão derrubá-lo a qualquer custa e esse foi só mais um mecanismo… SEJA QUEM VIER SE NÃO NEGOCAIR COM OS CORRUPTOS SERÁ ASSIM

  • Avatar EDIVALDO FERREIRA

    Acordem, vão derrubá-lo a qualquer custa e esse foi só mais um mecanismo… SEJA QUEM VIER SE NÃO NEGOCAIR COM OS CORRUPTOS SERÁ ASSIM

  • Avatar Gilberto

    Ignorância, quem fala que o PT é culpado de tudo, nós funcionalismo, estamos sem aumento, a qse 6 anos, e não é aumento e sim a nossa data base, que está sendo negada, mostrem onde na iniciativa privada, alguma categoria está a tanto tempo sem a data base , e aqui no Paraná não é governo do PT, e tem militares e próprios funcionário , que ainda defende está corja q aí está comandando os rumos, tanto no âmbito estadual como federal, que estão terminando com o funcionalismo público, e nisto incluem-se os policiais. Que deveriam lutar contra os abusos q está acontecendo no estado conosco, pois que tenta lutar para defender nossos direitos que somos nós da educação estamos cada vês mais sendo massacrados. Enquanto os políticos, das esferas estadual e federal estão lá comendo muito bem a nossas custas, nós aqui, espremendo nosso mísero salário para pagar nossas contas. E me aparece ignorantes defendendo, Ratinho e Bolsonaro.

  • Avatar Lizandra Bonfim oliveira

    Um abisurdo o que estão fazendo com nós servidores públicos, que estamos na linha de frente com o covid19 a inflação lá em cima e o nosso salário congelar, porque não congela o de vcs políticos😡

  • Avatar DANIEL JORGE LUZ VASCONCELLOS

    9 anos?
    O “Capitão” esta no governo há 2 anos e financiando o combate à pandemia…
    Então 7 anos são por conta do PT e de seus aliados.
    Essa PEC tem origem na Câmara=Legislativo!
    Procurem os verdadeiros responsáveis.
    O bandidos do “quanto pior melhor”.
    Os verdadeiros destruidores do Brasil e matadores do nosso povo.

  • Avatar Mancha

    Cara ficou ruim para nois,mas para o presidente ficou pior, se ele tinha a iintencão de Se candidatar em 2022, com o apoio dos pessoal da segurança já era ele pode esquecer – um voto . E Lula e o caralho.

  • Avatar Rosana

    José Carlos Fernandes Neto? Consertar o que ele mesmo sucateou? Acho que vc esqueceu que foi Lula com seu PT que sucatearam a Petrobrás, o país todo na verdades, escândalos de corrupções e mensalões.
    Quem roubou vai consertar o quê?

  • Avatar Neto

    Pm e civil é estadual Bolsonaro não tem culpa, governador que tem que trabalhar para melhorar as polícia estadual meus caros.

  • Avatar Andressa

    Isso é um total desrespeito com os policiais. Eles não têm incentivo nem motivação nenhuma. Dão a vida pela sociedade, são a linha de frente e não tem o respeito e a valorização que merecem. Lamentável!!

  • Avatar Leonardo

    E o salário dos Deputados, Senadores, Juízes e MP? Vai congelar?
    Congresso vai diminuir os milhares de “ASPONEs” pendurados na teta do governo?
    Sugestão é diminuir o número de vereadores, de deputados estaduais e federais, e por que não até o número de estados no país?
    A Segurança Pública vai servir mais uma vez de boi de piranha pra salvar super salários de quem pouco faz e muito recebe do Estado.

  • Avatar Selso

    Desprezo a classe trabalhadora desse país. Como pode adotar tal medida, sendo que tudo aumenta em tempo relâmpago? Servidor sendo menosprezado e demais classes supervalorizadas, causando extrema desigualdade salarial e social, vez que nos empurram p/ linha da pobreza.

  • Avatar Roberto Oliveira

    Ninguém quer super herói aqui. A única coisa que eu, Bombeiro Militar do estado de SP gostaria eh do reajuste correto anual que todos tem e nos não temos há anos, somente empurram. Herói são todos que sobrevivem com está inflação sem aumentos devidos. E não existe político hoje que de jeito, nem capitão, nem o Sr. Lula

  • Avatar Welington

    Estamos sem reajustes salariais já tem dez anos não está dando pra viver com três mil reais, porque não corta do judiciário e ministério público que chegam receber mais de cem mil reais mês,a culpa cai também nos deputados covardes!

  • Avatar Rpinheiro

    Os policiais não querem ser super-herois não meu caro amigo , só querem ser valorizados já que a população não valoriza os polícias !!! Lula já foi deixe de mesmice .

  • Avatar BRENO

    Rapaz se um policial tiver vergonha na cara, não vota nunca no Lula, pois deixou de ser réu por manobra processual e por ser pq era inocente.

  • Avatar Viro

    PR está brincando com os servidores da segurança, saúde e educação; Ainda, contrário à todos os movimentos mundiais, aqui só o que é bom é militar. PC de Santa catarina há 7 anos sem nenhum centavo de reajuste.

  • Avatar Leandro

    Meu irmão de Farda se depender desse Canalha do Bolsonaro nois estamos é morto. Esse Covarde não se importa com gente. A preocupação dele é só com ele e família. E o vagabundo do filho dele

  • Avatar Joaquim Moreira

    É absurdo pensar no retorno do 9 dedos ex padrão, condenado e preso, precisamos sim pensar numa nova opção, assim não teria que votar novamente no Bolsonaro.

  • Avatar Edmundo SOUSA Santos

    Aumento salarial dos Estados compete aos governadores, e o presidente dificultou mas ñ impede essa solução

  • Avatar Carlos parente

    Tudo farinha do mesmo saco . Bolsonaro,luladrao.politicos,só trabalhão em proveito próprio, a população q se fofa. Em resumo. O Brasil não tem jeito. Se Jesus.viesse a ser o presidente seria morto de novo como os judeus fizeram.

  • Avatar Rafael Muller Rodrigues Bittencourt

    Bolsonaro traidor. A segurança pública já vem sucateada há alguns anos… deveriam mexer no judiciário e no de vcs também.

  • Avatar F Souza

    Paralização dos policiais de todo o país …aí quero ver tudo no caos ….só assim vão dar valor a classe vamos parar esse país …

  • Presidente do Brasil, infelizmente vossa excelência não fez nada pela nossa classe militar, até agora só nos trouxe prejuízo, agora manda congelar os salários dos policiais, lembre- se Presidente que nós somos eleitores e vai precisar de nossos votos e todos da nossa família, não podemos beneficiar a quem não nos beneficiou em nada, 2022 está próximo e toda classe militar e seus familiares vai votar, imagine a falta votos contrários que irão acontecer.

  • Avatar José Ari Ferreira Chaves

    Se Lula for eleito eu deixo de ser policial pra ser bandido porque com Lula bandidos tem mais valor do que policiais e cidadoes

  • Avatar Edson Daniel Ferreira

    Tudo fora de controle devido a pandemia..que.poderia imaginar esse cenário em 2018…não tem nada haver com reajustes ou benefícios e sim sobrevivência pra alguns

  • Avatar jorge

    desculpe mas para alguns aqui! mas para polícia civil e militar é responsabilidade do estado e não união!

  • Avatar Francisco Rômulo de Oliveira Silva

    O presidente está fazendo o que pode, cobrem dos seus deputados e senadores pois são eles quem criam e aprovam as leis, se é que muitos lembram ao menos em quem votaram né?

  • Avatar Francisco

    Lula não gosta de polícia,tá na hora de aparecer outras opções no cenário político chega de mesmice o que já foi jamais será.

  • Avatar Luiz

    Sou militar segundo sgt da reserva a 11 anos na reserva e ainda não foi pra reforma além de contribui 30 anos com al previdencia e agora o governo mim rouba o meu dinheiro e desconta 10 e meio por cento da alplevidencia e o governo que os militares apoior e lutor e agora ele nos traiu, vamos pras ruas protestar contra esses políticos e STF corruptos militar no poder vamos expulsar esse congresso

  • Avatar Elisson Gomes Santos

    Nós Policiais Militares estamos a 9 anos, sem sequer o reajuste da inflação. Desculpe Presidente, mas até agora o Sr não fez nada pelos Policiais Militares e Civis…

  • Avatar Affonso

    O problema é congelar o salário da base, sem reajustes em média de mais de cinco anos para servidores da segurança pública.

    O Legislativo e Judiciário aumentam seus super-salários todo ano.

    E deixar sem aumento por mais de três anos.

    A segurança pública está ruim e vai piorar muito.

    Medida esdrúxula e política. Em SC bate recorde de arrecadação a cada ano.

    Vergonha de ser servidor público e esses deputados são safados, querendo colocar policiais contra o Presidente.

    Golpe baixíssimo da Câmara e do Senado contra o Bolsonaro.

  • Avatar Hywangy TENORIO da Silva

    Bolsonaro ñ vai consegui nada em 2022, vamos tirar esse cidadão do poder usando o nosso voto.

  • Avatar Pedro

    O luladrão deixou o Brasil uma sucata e o cara quer que ele venha consertar a sucata. Como? Kkkk.
    No caso do assunto em questão, acho que todos tem que pagar essa conta, inclusive o presidente, deputados, senadores e todos os seus auxiliares e estatais, do contrário eles (políticos) irão fazer em 2022 propaganda política em cima do auxílio (todos querem ser o pai da criança) mas só quem paga a conta são poucos.

  • Avatar Matias

    Nosso Brasil precisa de reforma urgente,mas uma so pessoa nao resolverá! De um lado esta uma quadrilha aparelhada a muito tempo,do outro pessoas sem compromisso com a sociedade,só com vossos umbigos! A massa trabalhadora e seus dependentes são os que sofrem mais! Liberarm um homem que pode salvar a “grobo” e alguns do STF/PT, só ta faltando devolver o dinheiro apreendido!! Quem poderá nos defender?

  • Avatar Alex Pereira

    “quizeram”!!??? Realmente vc é um eleitor legitimo do Lula. Bolsonaro é um aproveitador hipócrita. E em relação aos policiais, sua grande maioria já são heróis só pelo fato de saírem de suas casas para lhe proteger da criminalidade que vc defende.

  • Avatar Ewerton

    Colocar Lula para consertar a sucata que ele mesmo deixou? Gosta que bandido governe o seu dinheiro, leve ele pra sua casa!

  • Avatar Jose Carlos Fernandes Neto

    O Capetão não enganou a ninguém. Os polícias pensaram que seriam transformados em super heróis. Acreditaram porque quizeram. O Capetão não prometeu nada. LULA 2022 para consertar a sucata chamada Brasil

Comments are closed.